Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12019
Tipo: TCC
Título: A utilização do banco de dados como fator de sucesso no marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa varejista paraibana
Autor(es): Sousa, Jéssica Furtado de
Primeiro Orientador: Lucena, Rosivaldo de Lima
Resumo: Este artigo tem o objetivo de estudar a utilização do banco de dados para a definição das estratégias do marketing de relacionamento por meio de um estudo de caso em uma empresa varejista paraibana. A utilização do banco de dados, em análise, foi crucial para o melhor entendimento do público da Empresa X e definição de práticas de relacionamento mais assertivas. O estudo do caso se deu por meio de entrevistas, observação do sistema de CRM e dos projetos voltados para o Relacionamento com o cliente. Um roteiro de entrevista semiestruturado foi utilizado nas entrevistas. A Empresa X conseguiu analisar diversas fontes de dados e dividir os seus clientes por classificações e posteriormente definiu ações mais específicas para cada categoria de cliente, fazendo com que cada cliente se sinta único e trazendo melhores resultados no relacionamento cliente-empresa.
Abstract: This article aims to study the use of the database for the definition of relationship marketing strategies by means of a case study in a Paraiba retail company. The use of the database under analysis was crucial for the better understanding of the Company X public and definition of more assertive relationship practices. The study of the case took place through interviews, observation of the CRM system and the projects related to Customer Relationship. A semi-structured interview script was used in interviews. Company X was able to analyze various data sources and divide their customers by ratings and later defined more specific actions for each customer category, making each customer feel unique and bringing better results in the client-company relationship.
Palavras-chave: Banco de dados
Marketing de relacionamento
Varejo
Estudo de caso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12019
Data do documento: 30-Mai-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFS11102018.pdf461,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.