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metadata.dc.type: TCC
Title: O uso das pantomimas em criança surda pré e pós implante coclear no processo de aquisição da linguagem
metadata.dc.creator: Meireles, Ully Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
metadata.dc.description.resumo: Os gestos e a fala são elementos integrados de uma mesma matriz de produção, o que significa dizer que acontecem de forma concomitante. Diante disto, nosso trabalho tem como objetivo discutir a relação entre o gesto pantomímico e a aquisição da linguagem diante do processo aquisicional da linguagem de uma criança surda. Desse modo, traremos como arcabouço teórico para essas contribuições, as tipologias gestuais proposta por (KENDON, 1982), dentro dessas tipologias iremos focar nos gestos pantomímicos – expressões abstratas, atrelados a tipologia prosódico-vocal trazida por (BARROS,2012). Para este estudo, temos como premissa o viés interacionista. A interação da criança com o adulto é de suma importância para a aquisição da linguagem. (BRUNER, 1990) considera como locutor principal dessa interação a mãe, como uma grande influenciadora no processo de aquisição da linguagem. Para comprovarmos esta sincronia facilitadora no processo do adquirir da fala, apresentaremos dados de uma criança com a faixa etária entre os seis meses aos trinta e seis meses de vida. Através da análise desses dados – naturalísticos e longitudinais, adotamos o modo de análise através da proposta de (ÁVILA NOBREGA, 2010), que propõe o Envelope Multimodal, isto é, a mescla concomitante de elementos da dialogia mãe-bebê – olhar, gesto, expressão facial e produção vocal. Permitindo mapear, fornecer resultados e continuidade para as pesquisas no contínuo gestuo-vocal.
Abstract: Gestures and speech are an integrated blend of the same form of production, which means that it is a concomitant event. In view of this, our work aims at a relationship between the pantomimetic gesture and a language problem in the process of linguistic consultation of a child with hearing impairment. In this way, we trollemos the arcological tendes the overseasings, the typologies gestual proposal by (KENDON, 1982), the typologies advance focus in the pantomímicos gestures - abstract expressions, linked to the prosodico-vocal typology brought by (BARROS, 2012). For this study, we have as premise or interactionist bias. The interaction of the child with the adult is of paramount importance to the baggage of language. (BRUNER, 1990) considers as the main speaker the mother's interaction as a major influencer in the process of language acquisition. To prove, this is a process that facilitates speech acquisition, presenting data from a child with an age group between six months and six months of life. Through the analysis of these data - naturalistic and longitudinal - he adopted the mode of analysis through the proposal of ÁVILA NOBREGA 2010, which proposes the Multimodal Envelope, that is, a concomitant combination of elements of mother-baby dialogue - look, gesture, facial expression and vocal production. Allowing mapping, results and continuities for a non- continuous gestural-vocal search.
Keywords: Aquisição da linguagem
Interação
Pantomima
Educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12056
Issue Date: 14-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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