Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12059
metadata.dc.type: TCC
Title: Olhar psicopedagógico acerca das contribuições da teoria da inteligência emocional e aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Tábita Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Esse artigo tem características de levantamento teórico, buscando analisar a exploração da inteligência emocional para a aquisição da aprendizagem, tendo a Psicopedagogia como pano de fundo. O tema em questão foi escolhido mediante a participação no cotidiano escolar, como estagiária, na rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa. Contudo, construímos uma abordagem na qual se apresente, de maneira explicita, as dificuldades de concretização de tais ações de adoção da inteligência emocional no contexto escolar. Diante disso, apresenta-se como questão chave à discussão sobre “quais os caminhos para a adoção efetiva da inteligência emocional para a aquisição da aprendizagem?” O objetivo geral do estudo é conhecer a contribuição da teoria da inteligência emocional para a Psicopedagogia. Objetivos específicos: conhecer a relação entre a emoção e cognição; descrever os conceitos da teoria da inteligência emocional e sua contribuição na aprendizagem; discutir sobre como o psicopedagogo pode utilizar os construtos teórico da inteligência emocional. E, concomitantemente, refletir nas experiências exitosas existentes no âmbito escolar, que corroboram para uma cultura de adoção da exploração da inteligência emocional. Essa análise será de caráter exploratória, buscando em referências bibliográficas refletir as possibilidades e dificuldades no que diz respeito a possibilidade de uma efetivação de um trabalho que envolva a referida inteligência.
Abstract: This article has the characteristics of a theoretical survey, seeking to analyze the exploration of emotional intelligence for the acquisition of learning, with Psychopedagogy as the background. The theme in question was chosen through the participation in the school routine, as a trainee, in the municipal teaching network of the city of João Pessoa. However, we have constructed an approach that explicitly presents the difficulties of implementing such actions for the adoption of emotional intelligence in the school context. In view of this, it is a key issue for the discussion on "what are the ways to effectively adopt emotional intelligence to acquire learning?" The general objective of the study is to know the contribution of emotional intelligence theory to psychopedagogy. Specific objectives: to know the relationship between emotion and cognition; describe the concepts of emotional intelligence theory and its contribution to learning; discuss how the psycho-pedagogue can use the theoretical constructs of emotional intelligence. And, at the same time, reflect on the successful experiences in school, which corroborate a culture of adopting the exploration of emotional intelligence. This analysis will be of an exploratory nature, searching in bibliographical references to reflect the possibilities and difficulties with regard to the possibility of an effective work that involves said intelligence.
Keywords: Inteligência emocional
Aprendizagem
Psicopedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12059
Issue Date: 14-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRS25062018.pdf519.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.