Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12060
metadata.dc.type: TCC
Title: Intervenção psicopedagógica das dificuldades de aprendizagens para adolescente residente em casa de acolhimento
metadata.dc.creator: Guedes, Stéfany Targino da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta as etapas da intervenção psicopedagógica realizado junto a uma adolescente residente em uma casa de acolhimento, que possui dificuldades de aprendizagem no que se refere às questões de alfabetização. Teve como objetivo geral minimizar as dificuldades de aprendizagem apresentada pela adolescente, para atingir este objetivo definimos como específicos: identificar, avaliar e intervir na dificuldade de aprendizagem apresentada pela adolescente residente na casa de acolhimento locos da pesquisa, fazendo com que aconteça a minimização dessa dificuldade de aprendizagem, levando a adolescente a ter seus direitos à educação garantidos, buscando pensamento crítico de cidadã participativa na sociedade. Os métodos utilizados foram diagnose e entrevista estruturada para coleta dos dados do participante. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que utilizou como procedimento o estudo de caso. Diante dos dados coletados a maior dificuldade de aprendizagem que a adolescente apresenta é avançar no processo de alfabetização. Acreditamos que realizando um trabalho de intervenção psicopedagógica individualizado poderemos ter como resultado a superação das barreiras encontradas pela adolescente para sua alfabetização. Buscamos embasamento teórico em diversos autores, para fortalecimento dos achados teóricos da pesquisae intervenção, que nos mostra como a vulnerabilidade social, o ambiente e seus estímulos podem refletir na formação e aquisição das aprendizagens humanas.
Abstract: This article presents the stages of the psychopedagogical intervention carried out with an adolescent living in a foster home, who has learning difficulties with regard to literacy issues. The objective was to minimize the learning difficulties presented by the adolescent; to achieve this goal we defined as specific: identify, evaluate and intervene in the learning disability presented by the adolescent residing in the nursing home of the research, causing that the minimization of this difficulty happens of learning, leading adolescents to have their rights to education guaranteed, seeking critical thinking as a participatory citizen in society. The methods used were diagnosis and structured interview to collect participant data. This is a descriptive qualitative approach that used the case study procedure as a procedure. Given the collected data, the greatest difficulty of learning that the adolescent presents is to advance in the literacy process. We believe that performing a work of individualized psychopedagogical intervention may result in overcoming the barriers encountered by adolescents for their literacy. We seek theoretical basis in several authors, to strengthen the theoretical findings of the research and intervention, which shows us how social vulnerability, the environment and its stimuli can reflect in the formation and acquisition of human learning.
Keywords: Intervenção psicopedagógica
Casa de acolhimento
Adolescente
Analfabetismo
Dificuldade de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12060
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STCG27062018.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.