Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12082
metadata.dc.type: TCC
Title: A psicopedagogia interventiva em um estudo de caso sobre dificuldade em leitura e escrita
metadata.dc.creator: Barreto, Maria Helena da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Maria Tereza Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A escrita é uma forma de comunicação. Esta ação está favorável a desenvolver a partir do momento em que ocorre a leitura e na medida em que o processo de escrita e alfabetização acontece. Priorizar o ensino de leitura e escrita contribui para a aprendizagem do ser humano. Com este entendimento, o objetivo geral do presente estudo é analisar o desenvolvimento na intervenção da dificuldade apresentada em leitura e escrita. Especificamente, elaborar planejamentos interventivos diante da dificuldade de leitura e escrita da criança; intervir na concentração e memorização do atendente. O presente estudo contou com a participação de uma criança da cidade de João Pessoa, Paraíba, que apresentava dificuldade em leitura e escrita. Foram utilizados os instrumentos Entrevista Contratual e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), bem como atividades como o ditado de palavras, a estimulação de leitura e escrita, jogo da memória, caça palavras, identificação do som com a letra e elaboração de uma carta. A criança começou a progredir nas atividades expostas, a partir do quarto atendimento e a datar desta sessão todas as demais foram satisfatórias e com bom progresso.
Abstract: Writing is a form of communication. This action is favorable to develop from the moment the reading occurs and as the process of writing and literacy takes place. Prioritizing the teaching of reading and writing contributes to the learning of the human being. With this understanding, the general objective of the present study is to analyze the development in the intervention of the difficulty presented in reading and writing. Specifically, elaborate interventional plans in the face of the child's reading and writing difficulty; intervene in the concentration and memorization of the attendant. The present study had the participation of a child from the city of João Pessoa, Paraíba, who presented difficulties in reading and writing. The Interview Contractual and the School Performance Test (TDE) instruments were used, as well as activities such as word dictation, stimulation of reading and writing, memory play, word hunting, identification of sound with the letter and elaboration of a letter . The child began to progress in the activities exposed, from the fourth attendance and to date of this session all the others were satisfactory and with good progress.
Keywords: Intervenção psicointerventiva
Dificuldade de leitura
Dificuladade de escrita
Psicopedagogia clínica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12082
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MHSB18102018.pdf715,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.