Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12094
metadata.dc.type: TCC
Title: Intervenção psicopedagógica à luz da teoria das inteligências múltiplas
metadata.dc.creator: Batista, Karinne Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: A psicopedagogia enquanto campo de conhecimento que tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, ocupa-se também do entendimento das capacidades cognitivas como meio de compreender o processo de aprendizagem e a singularidade de cada indivíduo, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, constitui um importante arcabouço teórico norteador da sua ação. Partindo das implicações educacionais dessa teoria, o presente artigo teve como objetivo geral demonstrar a contribuição que a teoria das IM pode oferecer ao processo de aprendizagem dos alunos de uma instituição escolar pública, estimulando as habilidades através da avaliação e intervenção psicopedagógica realizada com alunos do 4o ano do ensino fundamental. A coleta de dados se deu a partir de uma pesquisa de campo, caracterizada por um estudo interventivo, de natureza transversal, na qual foi empregada uma análise qualitativa. Foi constatada a tendência de as professoras pautarem sua práxis nas dificuldades dos estudantes, não prestigiando satisfatoriamente, as habilidades dos mesmos. As oficinas de aprendizagem proporcionaram o entendimento de que é necessário adequar a metodologia de ensino às habilidades e interesses dos estudantes, principalmente, os que não se adequam ao currículo tradicional centrado na linguagem. A partir dos dados coletados foi possível observar que a Teoria das Inteligências Múltiplas é um instrumento catalisador da aprendizagem. Além de propiciar, através da intervenção psicopedagógica, maneiras que possibilitaram ao professor, reorientar sua prática facilitando a construção de pontes entre as capacidades e inclinações de cada indivíduo e o conteúdo mais abrangente do currículo escolar.
Abstract: Psychopedagogy as a field of knowledge which has as object of study the human learning,is also concerned with the understanding of cognitive abilities as a means of understanding the learning process and the uniqueness of each individual, the Multiple Intelligences Theory of Gardner, constitutes an important theoretical framework guiding its action. Starting from the educational implications of this theory, the present article had as general objective to demonstrate its contribution to the learning process of students of the 4th year of elementary school, through a psychopedagogical intervention centered on the counseling of the teacher during the realization of a learning workshop. Based on the educational implications of this theory, this article aims to demonstrate the contribution that IM theory can offer to the learning process of the students of a public school institution, stimulating the skills through the evaluation and psychopedagogical intervention carried out with students of the 4th year of primary education. The learning workshops provided the understanding that it is necessary to adapt the teaching methodology to the students' abilities and interests, especially those that do not fit the traditional curriculum centered in the language. From the collected data it was possible to translate the Theory of Multiple Intelligences as a catalyst for learning. In addition to providing, through psychopedagogical intervention, ways that allowed the teacher to reorient their practice facilitating the construction of bridges between the capacities and inclinations of each individual and the more comprehensive content of the school curriculum.
Keywords: Inteligências múltiplas
Aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12094
Issue Date: 11-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KFB20062018.pdf709.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.