Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12095
metadata.dc.type: TCC
Title: Contação de histórias infantis: um recurso para estimular a aprendizem
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Jacqueline Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como hipótese de pesquisa a contação de histórias infantis como recurso psicopedagógico, para favorecer a aprendizagem de crianças com dificuldades nessa aquisição. Contar histórias é uma arte, e faz parte da vida das crianças e dos adultos, pois é um grande incentivo à imaginação e a leitura. Esse estudo constitui-se como um relato de caso clínico, com uma abordagem qualitativa exploratória e descritiva. Portanto, tem procedimento de um relato de estudo de caso, enfocando-se na temática já mencionada, a qual ainda carece de estudos mais aprofundados. Para nortear o estudo foi traçado o seguinte objetivo: Descrever quais as influências das histórias infantis para o desenvolvimento cognitivo da criança com déficit de aprendizagem. Tendo por específicos: abordar as histórias infantis como recurso motivador para a aprendizagem; estimular a leitura da criança através das histórias infantis, promovendo vínculos interacional entre o contador e o ouvinte; treinar a capacidade de concentração no processo da leitura das histórias infantis; identificar as influências das histórias infantis no processo de aprendizagem da criança. Essa pesquisa foi realizada na Clínica Escola de Psicopedagogia, sendo 7 sessões com duração de 50 minutos cada, uma vez por semana.
Abstract: This work of conclusion of course has as a research phenomenon the counting of children's stories as a psychopedagogical resource, to favor the learning of children. Storytelling is an art, and is part of the lives of children and adults, as it is a great incentive to imagination and reading. This study constitutes a clinical case report with an exploratory and descriptive qualitative approach, therefore it has a case study report, focusing on the aforementioned topic, which still requires more in-depth studies. To guide the study the following objective was outlined: Describe the influences of children's stories on the cognitive development of children with learning disabilities. Having for specifics: To approach children's stories as a motivating resource for learning; Stimulate the reading of the child through children's stories, promoting interactional links between the accountant and the listener; Train the ability to concentrate on the process of reading children's stories; Identify the influences of children's stories on the child's learning process. This research was performed in the clinic, being 7 sessions lasting 50 minutes each, once a week.
Keywords: Psicopedagogia
Aprendizagem
Contação de histórias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12095
Issue Date: 14-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOV19102018.pdf4.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.