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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12096
Tipo: | TCC |
Título: | “Do grafema ao fonema”: análise correlacional do controle inibitório e decodificação |
Autor(es): | Silva, Dryelle Zaniara Viana da |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar a existência de correlação entre controle inibitório e decodificação da leitura, os quais são processos relevantes para o desempenho escolar. Participaram do estudo 100 crianças de ambos os sexos, estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de João Pessoa. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Atenção por Cancelamento – TAC e o Teste de Competência em Leitura de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP para avaliar o desempenho nas tarefas de controle inibitório e decodificação da leitura, respectivamente. De modo geral, os resultados obtidos demonstraram que não houve correlação significativa entre as duas habilidades avaliadas, mas evidenciaram uma sobreposição das meninas em relação aos meninos e do 4o ano em relação ao 5o ano em algumas tarefas de leitura. Sugere-se que novas pesquisas sobre essa temática sejam realizadas com participantes de menor faixa etária, tendo em vista que o processo de decodificação não é automatizado no início da escolarização e desse modo, averiguar se nesse período as habilidades estudadas se relacionam. |
Abstract: | This study aimed to analyze the existence of a method of reading control and decoding, which is a relevant process for school performance. The study included 100 children of both sexes, students of the 4th and 5th year of Elementary School I of a public school in the city of João Pessoa. The tests were applied in the Attention Test by TAC and the Test of Competence in Reading of Words and Pseudowords - TCLPP to evaluate the performance in the tasks of control and decoding of the reading, respectively. In general, the results show that women are not exposed to content between the two assessment units, but they showed an overlap between the girls and the boys in relation to their abilities. It is suggested that new research on this subject is more intense with the participants of the last year, and that the decoding process is not automated at the beginning of schooling and thus is to ascertain this period as the skills studied relate. |
Palavras-chave: | Ensino - aprendizagem Leitura Ensino fundamental Desempenho escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12096 |
Data do documento: | 11-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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