Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12097
metadata.dc.type: TCC
Title: "A escola e eu": análise da motivação do adolescente
metadata.dc.creator: Sousa, Débora Luana Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
metadata.dc.description.resumo: Este estudo visa analisar os perfis motivacionais predominantes em adolescentes frente a aprendizagem escolar e compará-los em função da idade, sexo, ano e retenção escolar. Participaram do estudo 111 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de João Pessoa - PB, com média de idade de 13,5 (Dp=1, 14). Para atingir os objetivos propostos foram utilizados como instrumentos um questionário sociodemográfico e uma versão adaptada da Escala de Motivação Acadêmica – EMA. Os resultados indicaram a predominância do perfil motivacional extrínseco por regulação identificada em estudantes adolescentes, bem como a existência de diferenças estatisticamente significativas de alguns desses perfis nas variáveis idade, sexo, ano e retenção escolar. Tais resultados sugerem que os estudantes reconhecem e aceitam o valor atribuído ao comportamento de ir à escola a fim de obter aprendizado.
Abstract: This study aims to analyze the predominant motivational profiles in adolescents regarding school learning and to compare them in terms of age, sex, year and school retention. Eleven students, boys and girls, enrolled in the 6th to 9th grade of a municipal public school in João Pessoa (PB), with a mean age of 13.5 years (SD = 1.14) participated in the study search. To reach the proposed objectives, a sociodemographic questionnaire and an adapted version of the Academic Motivation Scale (EMA) were used as instruments. The results indicated the predominance of the extrinsic motivational profile by regulation identified in school adolescents, as well as the existence of statistically significant differences of some of these profiles in the variables age, sex, year and school retention. These results suggest that students recognize and accept the value attributed to the behavior of going to school to obtain learning.
Keywords: Adolescente
Aprendizagem
Motivação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12097
Issue Date: 12-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DLRS19062018.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.