Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12097
Tipo: | TCC |
Título: | "A escola e eu": análise da motivação do adolescente |
Autor(es): | Sousa, Débora Luana Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | Este estudo visa analisar os perfis motivacionais predominantes em adolescentes frente a aprendizagem escolar e compará-los em função da idade, sexo, ano e retenção escolar. Participaram do estudo 111 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de João Pessoa - PB, com média de idade de 13,5 (Dp=1, 14). Para atingir os objetivos propostos foram utilizados como instrumentos um questionário sociodemográfico e uma versão adaptada da Escala de Motivação Acadêmica – EMA. Os resultados indicaram a predominância do perfil motivacional extrínseco por regulação identificada em estudantes adolescentes, bem como a existência de diferenças estatisticamente significativas de alguns desses perfis nas variáveis idade, sexo, ano e retenção escolar. Tais resultados sugerem que os estudantes reconhecem e aceitam o valor atribuído ao comportamento de ir à escola a fim de obter aprendizado. |
Abstract: | This study aims to analyze the predominant motivational profiles in adolescents regarding school learning and to compare them in terms of age, sex, year and school retention. Eleven students, boys and girls, enrolled in the 6th to 9th grade of a municipal public school in João Pessoa (PB), with a mean age of 13.5 years (SD = 1.14) participated in the study search. To reach the proposed objectives, a sociodemographic questionnaire and an adapted version of the Academic Motivation Scale (EMA) were used as instruments. The results indicated the predominance of the extrinsic motivational profile by regulation identified in school adolescents, as well as the existence of statistically significant differences of some of these profiles in the variables age, sex, year and school retention. These results suggest that students recognize and accept the value attributed to the behavior of going to school to obtain learning. |
Palavras-chave: | Aprendizagem escolar - adolescente Ensino - aprendizagem Motivação - ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12097 |
Data do documento: | 12-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLRS19062018.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.