Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12159
metadata.dc.type: TCC
Title: PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE SUÍNA NA MICRORREGIÃO DE CAMPINA GRANDE - PB
metadata.dc.creator: Dantas, Felipe de Lima Cassiano
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Ludmila da Paz Gomes da
metadata.dc.description.resumo: Objetivou-se com este estudo caracterizar o perfil do consumidor e do mercado da carne suína e seus derivados, contribuindo para a cadeia produtiva de suínos com novas políticas de marketing, na tentativa de aumentar o consumo e aceitabilidade da carne suína na microrregião de Campina Grande, PB. Foram entrevistadas diretamente, mediante questionário em que havia 17 questões fechadas, quatrocentas e setenta pessoas residentes nas cidades de Campina Grande, Queimadas e Lagoa Seca, sendo que o entrevistador fazia as perguntas e anotava as respostas, fez- um planejamento de controle da aplicação dos questionários com a finalidade de garantir a representação da amostra, no intuito de se ter uma distribuição heterogênea da população quanto aos parâmetros de estrato social, sexo e idade. Os dados coletados foram processados, utilizando-se o programa computacional Microsoft Excel. Dentre os entrevistados, 80,45% consomem a carne suína e 19,55% não. Entre os não - consumidores, 7,65% alegam ser vegetarianos, 3,78% acham-na gordurosa, 4,5% julgam-na que a carne seja reimosa (faz mal), 2,35 % por questões da carne transmitir doenças e 1,27% alegam que não a consomem por fazer reeducação alimentar. Foi observado que há uma grande lacuna a ser preenchida em termos de conhecimento do consumidor em relação ao produto cárneo adquirido, uma vez que há muitas dúvidas tanto sobre a qualidade nutricional e sanitária da carne in natura, quanto sobre a composição dos embutidos e derivados da carne suína.
Abstract: The objective of this study was to characterize the profile of the consumer and the market of pork and its derivatives, contributing to the supply chain of pigs with new marketing policies in an attempt to increase consumption and acceptability of pork in the microregion of Campina Grande, PB. Were interviewed directly, through a questionnaire in which there were 17 closed questions, four hundred and seventy people living in the cities of Campina Grande, Burning and Lagoa Seca, and the interviewer asked the questions and recorded the answers, made a plan to control the application of questionnaires in order to ensure representation of the sample, in order to have a heterogeneous distribution of the population regarding the parameters of social status, gender and age. The collected data were processed using the computer program Microsoft Excel. Among the respondents, 80.45% consume pork and 19.55% did not. Among non - consumers claim to be vegetarians 7.65%, 3.78% find it greasy, 4.5% consider it the meat is reimosa (hurt), 2.35% for matters of the flesh transmit diseases and 1.27% claim they do not consume by eating habits. It was observed that there is a big gap to be filled in terms of consumer awareness in relation to meat product purchased, since there are so many doubts about the nutritional quality and health of fresh beef, as on the composition of embedded derivatives and pork.
Keywords: Alimentos- cortes comerciais,
Mercado - Produtos industrializados
Qualidade nutricional.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Zootecnia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12159
Issue Date: 25-Apr-2013
Appears in Collections:TCC - Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLCD30102018.pdf480,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.