Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1218
metadata.dc.type: TCC
Title: Desenho infantil: pintando o sete e desenhando o oito para vencer as dificuldades.
metadata.dc.creator: Silva, Mariana Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: A Educação Infantil é a fase em que a criança começa a construção de pensamentos a sua expressão através do desenho que é visto de inúmeras formas dentro de determinados contextos socioculturais, educacionais ou familiares, sendo usando para alcançar objetivos e vencer dificuldades. Nessa fase a criança desenha sem a preocupação com imagens, ela ainda não possui a consciência de que as mesmas linhas que usa de forma aleatória podem representar objetos. No entanto objetivamos analisar, verificar, observar, e avaliar os desenhos infantis através dos estímulos educacionais, frente às dificuldades cognitivas, obtivemos um conjunto de conceitos na realização da pesquisa com isso adquiri uma vasta amplitude de compreensão durante a observação; por fim, avaliamos o desempenho artístico e seus reflexos nos desenhos de três crianças que frequentam uma unidade de educação infantil. Chegamos a identificar que são muitos os fatores que interferem no sucesso das crianças em sua trajetória de aprendizado, dentre eles podemos destacar, a falta de respeito às características da faixa etária, sociais e psicológicas das crianças, bem como, os conhecimentos prévios sobre o sistema de representação, tanto do desenho como da escrita, bem como o significado destas representações que elas trazem por viverem, em uma sociedade cuja cultura dominante é a letrada.
Abstract: No abstract
Keywords: Educação infantil
Desenho
Aprendizagem
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1218
Issue Date: 19-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFS19092016333,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.