Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1234
Tipo: | TCC |
Título: | O estágio supervisionado como aporte da formação pedagógica |
Autor(es): | Lucena, Aracelli Magalhães de Araújo, Luciane Monte de |
Primeiro Orientador: | Silva, Fabiana Sena da |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo central analisar a relação entre teoria e prática presente no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e o significado atribuído a esse componente curricular. Buscou - se identificar as relações entre as experiências e a prática pedagógica vive nciadas no estágio com a realidade que impera nos espaços escolares, a qual é bem distinta da concepção formulada durante a graduação. Tomando como mote uma revisão das obras de Pimenta (1997) , Pimenta e Lima (2001) , Libâneo (1997), Piletti (2004) , dentre o utros . A experiência de campo vivenciada no processo de estágio supervisionado permitiu compreender tanto a complexidade da práxis educativa, bem como forneceu uma nova visão sobre os processos de formação do pedagogo. Os dados coletados durante a observação e regência de sala de aula possibilitaram compreender que o estágio é um espaço priv ilegiado de formação, uma instância de articulação entre os saberes teórico - práticos e a experiência concreta de educar. Nossas ações no futuro dependem de nossa formação acadêmica, e para atender as exigências e anseios da sociedade, deve ser pautada por um processo de ação - reflexão entre teoria e prática. |
Abstract: | This work is the result of an inquiry that had like central objective analysed the relation between theory and present practice in the Supervised Traineeship of the course of Pedagogy and the meaning attributed to this component curricular. looked to identify the relations between the experiences and the pedagogic practice survived in the traineeship with the reality that rules in the school spaces, what it is quite different from the conception formulated during the graduation. When Pepper is taking like motto a revision of the works of Pimenta (1997) Pimenta e Lima (2001) Libâneo (1997), Piletti (2004), Perrenoud (2000), among others and the experience itself of field survived in the process of supervised traineeship possivel understood so much the complexity of the educative práxis, as well as it supplied a new vision on the processes of formation of the educationalist. The data collected during the observation and regency of classroom made possible to understand that the traineeship is a privileged space of formation, a persistence of articulation between you know them practical-theoretically and the concrete experience of educating. Our actions in the future depend on our academic formation, and to attend the demands and longings of the society, it must be ruled by an action-reflection process between theory and practice. |
Palavras-chave: | Formação docente Pedagogo Estágio supervisionado |
Departamento: | Educação |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1234 |
Data do documento: | 21-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMLLMA21092016.pdf | 430,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.