Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12352
Tipo: TCC
Título: Análise frente a reforma trabalhista e implantação do eSocial nas rotinas dos escritórios de contabilidade de João Pessoa
Autor(es): Oliveira, Fernanda Silva de
Primeiro Orientador: Araújo, Valdineide dos Santos
Resumo: O profissional da contabilidade é um dos profissionais qualificados e mais requisitados para auxiliar as empresas brasileiras nas alterações dos mais de cem pontos da CLT compreendidos na nova legislação trabalhista, o que tem condições de transmitir o entendimento das alterações dos pontos da CLT, exigindo cada vez mais, a atualização e a adaptação imediata do profissional. O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto nas rotinas dos escritórios de contabilidade de João Pessoa ocasionado pelas mudanças advindas da Reforma Trabalhista estabelecida pela Lei Nº 13.467/2017 e a implantação do eSocial. A pesquisa envolveu 197 escritórios de contabilidade da cidade de João Pessoa/PB. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa e descritiva com abordagem quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e aplicação do questionário. A coleta de dados foi realizada com a utilização de questionário, dividido em três blocos de questões. O primeiro trata-se do perfil dos respondentes, o segundo sobre as principais mudanças decorrentes da Reforma Trabalhista e o terceiro está relacionado com as vantagens e desvantagens da implantação do eSocial. Os dados obtidos foram tabulados e apresentados mediante a utilização de tabelas. Os resultados demonstraram que houve ampliação e burocratização do trabalho no setor pessoal. As principais modificações decorrentes da Lei 13.647/2017 foram a liberdade de negociação entre empregador e empregado, desobrigação de homologação em sindicatos, terceirizados, férias e sucessão empresarial. Verificou-se que a unificação das informações, padronização, redução das obrigações acessórias e a transmissão da informação por meio digital foram as principais vantagens ocasionadas pela implantação do eSocial nos escritórios de contabilidade e as principais desvantagens segue com os problemas na operacionalização do sistema e aumento de custos e gastos com implantação de sistemas, consultorias e treinamentos.
Abstract: The accounting professional is one of the qualified and most required professionals to assist brazilian companies in the changes of more than one hundred CLT points included in the new labor legislation, who is able to transmit the understanding of the changes of the CLT points, requiring, increasingly, the updating and the immediate adaptation of the professional. The goal of this research was to investigate the impact on the routines of the accounting offices from João Pessoa, caused by the changes arising from the Labor Reform established by Law No. 13,467 / 2017 and the implementation of eSocial. The research involved 197 accounting offices in the city of João Pessoa / PB. This survey is characterized as exploratory with a qualitative and descriptive approach with a quantitative approach, through a bibliographical research and a questionnaire application. The data collection was accomplished using a questionnaire, divided into three blocks of questions. The first is the profile of the respondents, the second is about the main changes resulting from the Labor Reform and the third is related to the advantages and disadvantages of the eSocial implementation. The obtained data were tabulated and presented using charts. The results showed that there was an expansion and bureaucratization of work in the personal sector. The main changes resulting from Law 13.647 / 2017 were the freedom of negotiation between employer and employee, release from homologation in syndicates, outsourced companies, vacations and business succession. It was verified that the unification of informations, standardization, reduction of the additional obligations and the transmission of information by digital media were the main advantages occasioned by the eSocial implantation in the accounting offices, and the main disadvantages follow with the problems in the operationalization of the system and the increase of costs and expenses with systems implementations, consultings and trainings.
Palavras-chave: Contabilidade
Reforma trabalhista
Direito do trabalho
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12352
Data do documento: 24-Out-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSO26112018.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons