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metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção sobre a adoção do e-social: na rotina do setor pessoal da sede regional de uma cooperativa de crédito
metadata.dc.creator: Marques, Rafael de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Edmery Tavares
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve por objetivo analisar a percepção sobre os impactos causados com a adoção do e-social na rotina do setor pessoal da sede regional de uma cooperativa de crédito. Assim, sendo instituído por um decreto em 2007 o projeto SPED surgiu com o objetivo de informatizar e desburocratizar as informações contábeis. Nesse contexto, foi desenvolvido o e-Social, um sistema complexo que tem como objetivo tornar digital todas as obrigações trabalhistas. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer os impactos causados com a implantação do e-Social está causando na rotina do setor pessoal da sede regional de uma cooperativa de crédito. A pesquisa classifica-se como descritiva, considerando que se trata de um tema relativamente novo, no qual o procedimento utilizado foi um estudo de caso. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de questionário, com questões objetivas e subjetivas, respondidas por 6 funcionários responsáveis pelo setor pessoal da central regional, que cuidam de cinquenta e oito agencias pertencentes a 14 cooperativas singulares na região Norte e Nordeste do Brasil. No geral, os resultados apontaram que o foram causados impactos na rotina de cada um dos participantes, tanto que se fez necessário redesenhar os processos e as rotinas, além da necessidade de capacitações continuada e a contração de funcionários de apoio para incorporar a equipe.
Abstract: The objective of the research was to analyze the perception about the impacts caused by the adoption of e-social in the routine of the personal sector of the regional headquarters of a credit cooperative. Established by a decree in 2007 the SPED project came up with the aim of computerizing and reduce bureaucracy of accounting information. In this context, e-Social was developed, a complex system that aims to make digital all labor obligations. In view of this, the objective of this research is to know the impacts caused by the implementation of e-Social is causing in the routine of the personal sector of the regional headquarters of a credit cooperative. The research is classified as descriptive, considering that this is a relatively new topic, in which the procedure used was a case study. The data collection was performed through a questionnaire, with objective and subjective questions, answered by 6 employees responsible for the personnel department of the regional headquarters, who care for fifty eight agencies belonging to 14 singular cooperatives in the north and northeast region of Brazil In general, the results indicated that the impact on the routine of each participants was considerable, so much that it was necessary to redesign the processes and routines, besides the need for continuous training and the contraction of support staff to incorporate the team.
Keywords: e-Social
Cooperativa de crédito
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12378
Issue Date: 24-Oct-2018
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