Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1238
Tipo: TCC
Título: Educação e ações afirmativas: desafios da educação etnicorracial na formação de professores da educação de jovens e adultos
Autor(es): Bezerra, Julyanna de Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Alexandre Magno Tavares da .
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo Analisar as práticas educativas culturais presentes na formação da identidade etnicorracial de estudantes negros, a partir das práticas de formação dos educadores e educadoras na Educação de Jovens e Adultos. Buscando refletir, discutir e planejar ações voltadas a partir das Diretrizes Etnicorraciais e das práticas pedagógicas de reparação, reco nhecimento e valorização da cultura afro - brasileira no contexto educativo. Oferecendo uma introdução às discussões sobre as políticas públicas de ações afirmativas como uma forma de resgate a dignidade humana dos negros. Investigando e contribuindo com nov as práticas pedagógicas d a Edu cação Etnicorracial a partir da Lei Federai 10.639/2003 . Nesse sentido, a metodologia adotada está ancorada nos aportes teóricos de: Freire (1993; 1996; 2005) Munanga (2008), Brasil (2003; 2008), Félix (1998), entre outros. Po rtanto, nesse re corte bibliográfico indagamos: Qual o sentido da Formação de professores para o Ensino da História e Cultura Afro - brasileira e Africana na Educação de Jovens e Adultos no Brasil? Sendo assim , compreendemos que à medida que as discussões sobre a Educação Antirracista , acirram - se por todo território brasileiro, principalmente nos movimentos negros, indígenas e de mulheres, novas ideias e práticas estão surgindo e sendo criadas como alternativas para melhorar as condições sociais e econômica s. Promovendo o crescimento social e humano como medidas sólidas, conduzindo todo nossa nação pelo caminho da cidadania na sua totalidade, sem distinção de raça, cor, gênero, ou condição social. Necessariamente este fato traz significativas implicações par a o processo formativo de educadores e educadoras em especial, de pessoas jovens e adultas.
Abstract: This study aims to analyze the cultural educational practices in the formation of identity etnicorracial black students, from the practical training of educators in Youth and Adult Education. Seeking to reflect, discuss and plan actions from the Guidelines Etnicorraciais and pedagogical practices of repair, recognition and appreciation of african-Brazilian culture in the educational context. Offering an introduction to discussions on public affirmative action policies as a way to rescue the human dignity of blacks. Investigating and contributing new pedagogical practices Etnicorracial Education from the Law federaI 10.639/2003. In this sense, the methodology is grounded in theoretical contributions from: Freire (1993, 1996, 2005) Munanga (2008), Brazil (2003, 2008), Felix (1998), among others. Therefore, this literature clipping ask: What is the meaning of Teacher Training for Teaching History and African and African-Brazilian Culture on Youth and Adult Education in Brazil? Thus, we understand that as discussions on anti-racist education, stoked up throughout Brazil, mainly in black, indigenous and women's movements, new ideas and practices are emerging and being created as alternatives to improve social conditions and economic. Promoting social and human growth and strong measures, leading throughout our nation on the path of citizenship in its entirety, without distinction of race, color, gender, or social status. Necessarily this fact has significant implications for the training process of educators in particular, young people and adults.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Identidade cultural
Políticas públicas
Departamento: Educação
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1238
Data do documento: 21-Set-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOB21092016.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.