Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12382
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise motivacional de estudantes do curso de ciências contábeis da UFPB Campus I
metadata.dc.creator: Andrade, Thayanna Torquato Lino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Valdineide dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista a relevância de alunos motivados a aprender sobre os assuntos que escolheram como meta de conhecimento, faz-se necessário o estudo sobre o nível de motivação que os mesmos possuem. Com o objetivo de identificar, baseado na Teoria da Autodeterminação, o nível de motivação de acadêmicos iniciantes e concluintes do Curso de Ciências Contábeis da UFPB - Campus I, esse estudo visa compreender o grau de satisfação do aluno com o Curso de Ciências Contábeis. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas de caráter descritivo, foi empregada a estratégia de pesquisa de levantamento. O instrumento de coleta de dados denominada Escala de Motivação Acadêmica - EMA, idealizado por Vallerand et al. (1989). Buscou-se demonstrar que o processo de ensino e aprendizagem é bastante complexo, pois envolve professores e alunos, em seus diversos níveis motivacionais. Os resultados denotam que os alunos apresentam-se motivados quanto às atividades do Curso, como também ao fato de tê-lo escolhido, identificam-se com a profissão, e buscam estar conectados aos meios que agregam valor aos seus objetivos, como formação acadêmica.
Abstract: Given the relevance of motivated students to learn about the subjects they chose as a goal of knowledge, it is necessary to study the level of motivation they have. In order to identify, based on the Self - Determination Theory, the level of motivation of beginners and graduates of the Course of Accounting Sciences of the UFPB - Campus I, this study aims to understand the degree of satisfaction of the student with the Course of Accounting Sciences. For the development of the present work, bibliographical researches of descriptive character were used, the survey research strategy was used. The data collection instrument called the Academic Motivation Scale - EMA, idealized by Vallerand et al. (1989). It was tried to demonstrate that the process of teaching and learning is quite complex, because it involves teachers and students, in their diverse motivational levels. The results show that students are motivated about the activities of the Course, as well as having chosen them, identify themselves with the profession, and seek to be connected to the means that add value to their goals, such as academic training.
Keywords: Ciências contábeis
Motivação do aluno
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12382
Issue Date: 23-Oct-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TTLA28112018.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons