Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12390| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação financeira: um estudo em escolas do Município de João Pessoa |
| Autor(es): | Souza, Carolaine Israelly Honorato de |
| Primeiro Orientador: | Girão, Luiz Felipe Pontes de Araújo |
| Resumo: | O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de educação financeira de alunos de ensino médio (3°ano) e fundamental (9°ano) de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa- Paraíba. Dessa forma, a pesquisa se deu através de questionários aplicados na sala de aula de dez escolas públicas e privadas localizadas no centro do município de João pessoa, obtendo o total de 509 respondentes. Apenas 49% destes alunos afirmaram já terem tido acesso à educacao financeira, sendo o nível desta verificado através de um teste que determinou uma nota individual. Esta nota foi analisada por meio de uma regressão linear múltipla, sendo verificado que o tipo da escola, a série cursada pelos adolescentes, a renda e quantidade de membros familiares influenciam no nível de educação financeira. De modo geral, os alunos de escolas privadas apresentaram maior nota de educação financeira, assim como os alunos que cursam o 3°ano do ensino médio. |
| Abstract: | The present study had as objective to verify the level of financial education of secondary school students (3rd year) and elementary (9th grade) of public and private schools of the municipality of João Pessoa-Paraiba. Thus, the research was conducted through questionnaires applied in the classroom of ten public and private schools located in the center of the municipality of João Pessoa, obtaining a total of 509 respondents. Only 49% of these students stated that they had access to financial education, the level of which was verified through a test that determined an individual grade. This note was analyzed through a multiple linear regression, and it was verified that the type of school, the series studied by the adolescents, the income and quantity of family members influence the level of financial education. In general, the students of private schools presented a higher grade of financial education, as well as the students who attend the third year of high school. |
| Palavras-chave: | Finanças Educação financeira Estudantes de ensino médio João Pessoa |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Finanças e Contabilidade |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12390 |
| Data do documento: | 7-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Atuariais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CIHS29112018.pdf | 570,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
