Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12413
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Programas disciplinares da Ciência da Informação: conformação do campo epistemológico no Brasil
metadata.dc.creator: Melo, Maytê Luanna Dias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Edivanio Duarte de
metadata.dc.description.resumo: O estudo estabelece um desenho disciplinar da Ciência da Informação através dos elementos que compõe os programas disciplinares do campo, no Brasil. Para isto, buscou-se explorar a produção que aborda os elementos disciplinadores, caracterizar o contexto de institucionalização destes elementos, compreender a natureza constitutiva e evidenciar os contornos dos programas disciplinares da área. Para tanto, optou-se pela pesquisa de abordagem Quali-Quantitativa, por intermédio de um levantamento bibliográfico e documental. Os dados foram coletados na Plataforma Sucupira quanto aos Programas de Pósgraduação da área da Ciência da Informação e Biblioteconomia. Utilizou-se também o Laboratório de Tecnologias Intelectuais e a Plataforma de Periódicos Científicos. Todos os dados coletados foram sistematizados em quadros e ilustrações, em seguida analisados e discutidos em consonância com os artigos que compuseram o referencial teórico. O resultado aponta que os programas disciplinares promovem construções disciplinares identificadoras, pautadas no objeto de estudo da área, a informação. Seu uso, suas práticas, seus processos, são essenciais para estabelecer as atribuições, favorecer ligações, difundir técnicas entre todas as áreas que se co-relacionam com a Ciência da Informação. Isso foi percebido no âmbito dos programas de pós-graduação por meio das áreas de concentração, da formação do corpodocente pesquisador, do financiamento das pesquisas, das associações e do foco e escopo dos periódicos científicos.
Abstract: The study establishes a disciplinary design of Information Science through the elements that make up the disciplinary programs of the field in Brazil. To do this, we sought to explore the production that addresses the disciplinary elements, to characterize the context of institutionalization of these elements, to understand the constitutive nature and to show the contours of the disciplinary programs of the area. For that, we opted for the research of QualiQuantitative, approach through a bibliographical and documentary survey. The data were collected in the Sucupira Platform for the Post-Graduate Programs in the area of Information Science and Librarianship. It was also used the Laboratory of Intellectual Technologies and the Platform of Scientific Periodicals. All the data collected were systematized in tables and illustrations, then analyzed and discussed in consonance with the articles that composed the theoretical reference. The result indicates that the disciplinary programs promote disciplinary constructions identifying, based on the object of study of the area, the information. Its use, its practices, its processes, are essential to establish the attributions, to favor connections, to spread techniques among all the areas that are related to the Information Science. This was perceived in the scope of postgraduate programs through the areas of concentration, the training of the research faculty, the funding of research, associations and the focus and scope of scientific journals.
Keywords: Campo da Ciência da Informação
Ciência da Informação no Brasil
Programas disciplinares da Ciência da Informação
Field of Information Science
Information Science in Brazil
Disciplinary programs of Information Science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12413
Issue Date: 31-Jul-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total1,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.