Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12438
Tipo: | TCC |
Título: | "Professora, que legal, hoje eu falei inglês na sua aula" estratégias didático-pedagógicas para dinamizar o ensino/aprendizagem de língua inglesa na EJA |
Autor(es): | Galdino, Luciana dos Santos |
Primeiro Orientador: | Maia, Angélica Araújo de Melo |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar e analisar uma proposta didático-pedagógica centrada nas estratégias sugeridas em documentos curriculares oficiais para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos-EJA (BRASIL, 2002; SÃO PAULO, 2010), a partir da ótica de uma professora em formação inicial. Essa proposta foi desenvolvida em um contexto de está-gio supervisionado não-obrigatório, vivenciado em uma escola pública da cidade de João Pes-soa na modalidade EJA, ensino fundamental. A pesquisa enfocou as estratégias didático-pedagógicas, os materiais, a interação em sala de aula e os desafios enfrentados como catego-rias para analisar duas aulas destinadas a uma turma de EJA e ministradas pela professo-ra/pesquisadora. Foi utilizada uma metodologia de base qualitativa e interpretativa, tendo co-mo dados os planos de aulas, as anotações e relato reflexivo da professora/pesquisadora sobre as aulas ministradas. A discussão de dados apontou que as aulas em questão parecem ter di-namizado a aprendizagem de língua inglesa na turma participante, por terem oferecido aos alunos oportunidades de usar a língua de maneira contextualizada e articulada com sua reali-dade, de usar a língua para fins de interação e comunicação real e fortalecer sua identidade como aprendentes que são capazes de ampliar seus conhecimentos de mundo e de linguagem, contribuindo para o alcance das metas de reparação e equidade, característica dessa modalida-de de ensino. Por outro lado, a pesquisa mostrou que o estágio supervisionado não-obrigatório é um espaço formativo importante para ampliar experiência de docência na formação inicial, ao possibilitar que o professor exercite ainda mais a leitura das necessidades de grupos especí-ficos de alunos, e assim possa planejar um processo de ensino- aprendizagem de língua ingle-sa resposta a suas necessidades. |
Abstract: | This work aims to present and analyze a didactic-pedagogical proposal centered on the strategies suggested in officials curriculum documents for the teaching of English in the modality of youth and adult Education- EJA (BRASIL, 2002; SÃO PAULO, 2010), from the perspective of a teacher in initial education. This proposal was devel-oped in a context of supervised non-compulsory internship, experienced in a public school of the city of João Pessoa in the modality EJA. The research focused on the di-datic-pedagogical strategies, the materials, the classroom interaction and on the chal-lenges as categories to analyze two classes prepared for an EJA group and taught by the teacher/researcher. A qualitative and interpretative methodology was used, taking into account the lesson plans, notes and reflexive journal of the teacher/research on the classes taught. The discussion of data pointed out that the classes in questions seem to have streamlined the English language learning in the participating class, because they offered students opportunity to use language in contextualized and articulated way with their reality, to use the language for real interaction and communication, and to strength their identity as learners who are able to broaden their knowledge of the world and language, contributing to reach the goals of repair and equity, characteristic of this modality of teaching. On the other hand, research has shown that the supervised non-compulsory internship is an important formative space to broaden teaching experienc-es in initial education, by allowing the teacher to exercise even more the recognition of specific groups of students’ needs, so that he can plan an English-learning process that might provide answers to those needs. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos ensino de inglês formação docente materi-ais e interação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12438 |
Data do documento: | 26-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSG26102018.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.