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metadata.dc.type: TCC
Title: Balas de estalos: dialogismo e carnavalização na crônica de Machado de Assis.
metadata.dc.creator: Sousa, Andre Sarmento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nóbrega, Maria Bernardete da
metadata.dc.description.resumo: Enquanto gênero amplamente estudado, a crônica é consolidada na esfera literária através de sua inserção inicial nos folhetins. Apesar de tal gênero, naturalmente, retratar o cotidiano, compreende-se que não existem fórmulas ou métodos de análise que consigam limitá-lo e descrever, em totalidade, os sentidos produzidos por seus autores. Assim como o carnaval representa a ruptura com o mundo oficial, a crônica rompe com os gêneros canônicos e retrata a realidade cotidiana, adquirindo prestígio por parte da identificação temática do seu público leitor. O presente trabalho objetiva compreender a discussão polêmica sobre a proibição do Entrudo, na crônica de 30 de janeiro de 1885 de Machado de Assis, que assina com o pseudônimo de Lélio. Tal crônica foi publicada numa secção de folhetim intitulada Balas de Estalos do jornal Gazeta de Notícias, no ano de 1885. Em função do objeto de estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de base bibliográfica documental, de abordagem qualitativa, contudo, as análises tomam por base teórico-metodológica a Teoria Dialógica da Linguagem. Os pressupostos teóricos constituem-se da revisão literária das obras de Bakhtin (2008, 2014, 2015, 2017), Bakhtin/Volochínov (1981), Bosi (1989), Coutinho (1964,1986), entre outros. Desse modo, compreende-se que essa proposta contribuiu para a compreensão da crônica machadiana folhetinesca como uma ação discursiva. Os gêneros discursivos surgem envoltos em uma esfera de tradição e elementos culturais, desse modo, a crônica machadiana emoldura a realidade e a retrata literariamente. Essa análise, pautada nos apontamentos de Bakhtin (2017), para quem a linguagem é diálogo e interação, conduz a uma reflexão sobre a importância do Carnaval para a identidade social do povo brasileiro.
Abstract: This is a chronic is consolidated in the literary through its initial in serials. Although every genre, of course, portrays the everyday, it is understood that there are no formulas or methods of analysis that can limit and describe, in synthesis, the senses produced by their authors. Just as carnival represents a break with the official world, a romantic exchange by canonical genres and portray a daily reality, gaining prestige by the thematic identification of its readership. The present work aims to understand the controversy about the prohibition of the Entrudo, in the chronicle of January 30, 1885 by Machado de Assis, who signs with the pseudonym Lélio. The chronicle was published in a journal of dissemination of published texts, published in a section of pamphlets, published in a journal of dissemination, published in 1885 and published in 1885. Theoretical-methodological basis is the Dialogical Theory of Language. The theoretical assumptions constitute the literary revision of the works of Bakhtin (2008, 2014, 2015, 2017), Bakhtin / Volochínov (1981), Bosi (1989), Coutinho (1964,1986), among others. In this way, it is understood that such a proposal contributes to Machado's chronicle as a discursive action. Discursive genres arise wrapped in a sphere of tradition and cultural elements, thus a Machadian chronicle frames a reality and portrays it literarily. This analysis, carried out in the years of Bakhtin (2017), is a language for dialogue and interaction, led to an analysis of the importance of Carnival for the social identification of the Brazilian people.
Keywords: Dialogismo
Carnavalização
Machado de Assis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12470
Issue Date: 24-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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