Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12566
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecnologias digitais e sua utilização no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio
metadata.dc.creator: Campos, Vaneide Alves Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Izabel França de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como escopo analisar o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensinoaprendizagem no Ensino Médio, no âmbito das teses e dissertações em Educação do Brasil, com base na exploração do seu acesso e utilização dentre o universo pedagógico de ensino. Ademais, priorizou-se a seleção e recorte de alguns trabalhos relacionados às TICs dentre os últimos cinco anos. Já que essas tecnologias vêm revolucionando os tradicionais métodos de ensino, ao oferecer novas possibilidades e opções de ampliar os conhecimentos, tornando-se uma ferramenta imprescindível sob todos os aspectos relacionados ao tema em foco. As tecnologias de informação e comunicação trazem novas possibilidades e multiplicam as formas de adquirir conhecimento, proporcionando melhorias na qualidade de ensino, em qualquer nível. De maneira abrangente, é possível inferir que, nesse novo cenário do ensino, as TIC podem transformar qualquer ambiente em espaço de conhecimento, desde que se tenham disponíveis os meios físicos necessários e acesso à internet. Não obstante esses avanços é detectado, ainda, em muitas escolas públicas, um lento progresso no que se refere à implementação, adaptação e aproveitamento dessas novas tecnologias, quanto ao seu uso no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica, para construção do corpus, e na análise de conteúdo, sob a perspectiva de Bardin e Franco, para compreender as contribuições do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino Médio, registradas na produção científica em educação no Brasil. Com base na análise de conteúdo do corpus da pesquisa, conclui-se que as teses e dissertações e trabalho de conclusão de curso a cerca do uso das TIC no processo de ensino-aprendizado no ensino médio, presentes na produção científica analisada, são relevantes para repensar o uso das TIC. Evidencia que a tecnologia na escola não significa apenas informatizá-la ou informatizar professores e alunos, pois ela deve configurar-se como uma ferramenta a serviço da aprendizagem. Assim, os resultados transparecem a incerteza ainda presente na realidade do ensino médio brasileiro, isto é, se a utilização das TIC vai ou não auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem, o que demonstra ainda a imprecisão quanto ao seu uso no ambiente escolar, e a necessidade de maior comprometimento das políticas públicas e do próprio docente em estabelecer uma relação de aproximação positiva dentre as TIC e o ensino aprendizagem. Portanto, considerando a realidade das escolas públicas de ensino médio, retratada nas teses e dissertações analisadas, pode-se afirmar que há urgência para a efetivação plena dessas tecnologias nas unidades escolares, de modo que possam ser amplamente utilizadas por professores e alunos, evitando-se prejuízos em decorrência da não utilização desses recursos tecnológicos de grande importância para o ensinoaprendizagem.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the use and appropriation of information and communication technologies (ICT) in the teachinglearning process in High School, within theses and dissertations in Education of Brazil, based on the exploration of its access and within the pedagogical universe of teaching. In addition, the selection and cut of some works related to ICTs from the last five years was prioritized. Since these technologies have revolutionized the traditional teaching methods, by offering new possibilities and options to increase knowledge, becoming an indispensable tool in all aspects related to the subject in focus. Information and communication technologies bring new possibilities and multiply the ways of acquiring knowledge, providing improvements in the quality of teaching, at any level. In a comprehensive way, it is possible to infer that, in this new teaching scenario, ICT can transform any environment into a knowledge space, provided that the necessary physical means and access to the internet are available. Notwithstanding these advances, there is still a slow progress in many public schools regarding the implementation, adaptation and use of these new technologies, regarding their use in the teaching-learning process. Methodologically, it is a descriptive research of a qualitative nature, based on bibliographical research, for the construction of the corpus, and content analysis, from the perspective of Bardin and Franco, to understand the contributions of the use of information and communication technologies ( ICT) in High School, registered in the scientific production in education in Brazil. Based on the content analysis of the corpus of the research, it is concluded that the theses and dissertations and work of conclusion of the course about the use of ICT in the teaching-learning process in high school, present in the analyzed scientific production, are relevant for rethink the use of ICT. It shows that technology in school does not only mean to computerize it or to computerize teachers and students, since it must be configured as a tool in the service of learning. Thus, the results show the uncertainty still present in the reality of Brazilian high school, that is, whether the use of ICT will or will not help in the teaching-learning processes, which also demonstrates the imprecision in its use in the school environment, and the need for greater commitment of public policies and the teacher himself to establish a positive rapprochement relationship between ICT and teaching learning. Therefore, considering the reality of public high schools, portrayed in the theses and dissertations analyzed, it can be said that there is an urgent need for the full realization of these technologies in school units, so that they can be widely used by teachers and students, as a result of the non-use of these technological resources of great importance for teaching-learning.
Keywords: Tecnologias de informação e comunicação
Educação
Ensino médio
Inclusão digital
Produção científica
Information and communication technologies
Education
High school
Digital inclusion
Scientific production
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12566
Issue Date: 27-Sep-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total687,38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons