Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12568
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Informação estratégica: indicadores educacionais e os órgãos de fomento
metadata.dc.creator: Alves, Paula Regina de Moura França
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Wagner Junqueira de
metadata.dc.description.resumo: No contexto educacional das políticas de responsabilização (accountability), faz-se necessário que os atores escolares possam refletir sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, a apropriação dos indicadores educacionais por parte das equipes escolares pode contribuir para melhoria da educação em seu sentido amplo, já que a partir deles se pode monitorar os resultados alcançados e os entraves a serem vencidos; como também pleitear recursos junto às agências financiadoras da educação. A presente pesquisa teve como finalidade estudar os indicadores educacionais e suas implicações na obtenção de recursos junto às agências de fomento. Os órgãos de fomento monitoram seus investimentos através dos indicadores que funcionam como uma bússola, fato que exige dos envolvidos no processo o entendimento amplo dos mesmos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa delimitada pela abordagem de natureza qualitativa, respaldada pela tipologia descritiva. Para o alcance dos objetivos utilizou-se enquanto método, a pesquisa documental e para a análise dos mesmos, a técnica de análise de conteúdo. Com o desenvolvimento da pesquisa, verificou-se que existem muitos recursos destinados à educação, contudo carece que as equipes escolares tenham conhecimento acerca das formas de captação destes; bem como ficou evidente que o trabalho com indicadores educacionais necessita ser expandido dentre as equipes como forma de possibilitar as melhorias necessárias na educação contemporânea. Como resultado final, obteve-se a construção de um quadro, de forma a contribuir para a gestão escolar captar os recursos necessários a melhoria da qualidade educacional.
Abstract: In the educational context of accountability policies, it is necessary for scholar actors can reflect about educational indicators. In this sense, the appropriation of educational indicators by school teams can contribute to educational improvement in its broad sense, since from them; it is possible to monitor the results achieved and the obstacles to be overcome; as well as appealing to the funding agencies of education. The purpose of this search was to study the educational indicators and their implications in obtaining resources from development agencies. The development agencies monitor their investments through indicators that work like a compass, a fact that requires a broad understanding of them from those involved in the process. In methodological terms, it is a research delimited by qualitative approach, supported by descriptive typology. For goals achieve, the documentary research was used, method, and for their analysis, the content analysis technique. With research development, it was verified that there are many resources destined for education, however it necessary that scholar teams have knowledge about capturing them; as well as was evident that the work with educational indicators needs to be expanded among the teams as a way to enable the necessary improvements in contemporary education. As a final result, it was obtained a framework construction, in order to contribute to the scholar management to capture the necessary resources for educational quality improvement.
Keywords: Gestão da informação e do conhecimento
Gestão de organizações escolares
Indicadores em educação
Agências de fomento
Management of information and knowledge
Management of school organizations
Indicators in education
Development agencies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12568
Issue Date: 6-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivofinal.pdfArquivo total3,84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons