Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12593
Tipo: Dissertação
Título: Evasão escolar e gestão do conhecimento: o caso da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Ludmilla Dantas
Primeiro Orientador: Prestes, Emília Maria da Trindade
Resumo: A evasão escolar no ensino superior, fenômeno que vem sendo amplamente discutido nos mais diversos níveis de formação educacional, acarretando graves prejuízos com reflexos no indivíduo, na instituição de ensino, no Estado e sociedade, constitui-se uma das atuais preocupações da instituição universitária. O presente trabalho analisa a evasão escolar no âmbito da educação superior, nos cursos de graduação ofertados na modalidade presencial na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, com o objetivo de propor, a partir de conceitos da Gestão do Conhecimento, estratégias para o seu combate. De natureza exploratória e descritiva, a investigação, um estudo de caso, abrangeu todo o corpo discente matriculado nos cursos de graduação em algum momento no ano letivo de 2016, na modalidade presencial, no campus I – Campina Grande. Também abrangeu uma amostra de gestores: coordenadores de cursos, chefes de departamentos, diretores de centros, Pró-Reitores, Vice-Reitor e Reitor da instituição. O procedimento metodológico para selecionar os cursos abrangidos pela amostra considerou cursos com maiores e menores índices de evasão visando alcançar uma boa aproximação com a realidade da evasão escolar da instituição. Para a coleta dos dados, processada em duas fases, utilizou-se duas técnicas de pesquisa: a primeira por meio de levantamento dos dados institucionais oriundos do Sistema de Controle Acadêmico da instituição, os quais foram utilizados para realização do cálculo dos índices de evasão escolar da UEPB e a segunda, através de questionário aberto com os gestores selecionados para amostra. Como resultado dessa pesquisa, foram apresentados dados que indicam que os níveis de evasão escolar na instituição variam de 0,78% a 38,58%, sendo menor nos cursos da área das ciências da saúde e se apresentando de forma mais intensa nos cursos da área das ciências exatas e humanas. Foi apresentado, ainda, o conhecimento individual de gestores acerca de questões observadas em seus cursos sobre a problemática da evasão escolar na UEPB. Os resultados demonstram, ainda, a percepção dos gestores acerca desses níveis e a proposição de estratégias, com base em seus conhecimentos tácitos, e apontam soluções para combater os fatores que ensejam a evasão escolar na instituição. Os dados coletados também proporcionaram o conhecimento sobre as ferramentas, sistemas e metodologia utilizada na instituição para o acompanhamento sistemático da evasão escolar, assim como propõe sugestões e críticas. O estudo coloca-se como uma possibilidade de contribuição para que os gestores da instituição, especialmente os que atuam nas atividades administrativo-acadêmicas, possam identificar com maior clareza as vulnerabilidades existentes na instituição e refletir sobre a aplicabilidade das estratégias apontadas na pesquisa.
Abstract: School dropout in higher education, a phenomenon that has been discussed in the different levels of educational formation, causing serious losses with reflexes in the individual, in the educational institution, in the state and society, constitutes a problem of the current concerns of the university institution. The present study analyzes the school dropout in higher education, in the undergraduate courses offered in the classroom modality at the State University of Paraiba - UEPB, with the objective of proposing, from Knowledge Management concepts, strategies for its combat. Exploratory and descriptive, the research, a case study, covered the entire student enrolled in the undergraduate courses in the 2016 academic year, in the classroom modality, at the campus I - Campina Grande. It also included a sample of managers: coordinators of courses, heads of departments, directors of centers, Pro-Rectors, Vice-Rector and Rector of the institution. The methodological procedure to select the courses covered by the sample considered courses with higher and lower dropout rates in order to reach a good approximation with the reality of the institution's school dropout. For data collection, processed in two phases, two research techniques were used: the first by means of a survey of institutional data from the Academic Control System of the institution, which were used to calculate the school dropout rates of the UEPB and the second, through an open questionnaire with the managers selected for the sample. As a result of this research, we have presented data indicating that the institution`s school dropout levels are between 0.78% and 38.58%, being lower in the courses in the area of health sciences and presenting more intensely in the courses of the area of exact and human sciences. It was also presented the individual knowledge of managers about issues observed in their courses on the problem of school dropout in the UEPB. The results also demonstrate the managers' perception of these levels and the proposition of strategies, based on their tacit knowledge, and point out solutions to combat the factors that lead to school dropout in the institution. The collected data also provided the knowledge about the tools, systems and methodology used in the institution for the systematic monitoring of school dropouts, as well as proposing suggestions and critiques. The study poses as a contribution to enable institutional managers, especially those working in administrative and academic activities, to identify with greater clarity the existing vulnerabilities in the institution and to reflect on the applicability of the strategies pointed out in the research.
Palavras-chave: Evasão escolar
Gestão do conhecimento
Educação superior
School dropout
Knowledge management
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12593
Data do documento: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons