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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão e organização do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Da Paraíba, campus Patos, no contexto da expansão do ensino profissional e tecnológico
metadata.dc.creator: Duarte, Maria do Socorro dos Santos Guedes
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Maria da Salete Barboza de
metadata.dc.description.resumo: A expansão da educação profissional e tecnológica tem ocupado um espaço fundamental no campo das políticas públicas educacionais. É nesse contexto que situamos o objeto de pesquisa, com objetivo de analisar o processo de gestão e organização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB, campus Patos. A fundamentação teórica será abordada mediante conceitos sobre gestão e organização no setor público e sobre o processo de expansão vivenciado no setor. A abordagem metodológica adotada incide no referencial da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram gestores em cargos de coordenação e direção, no campus Patos - IFPB. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semi-estruturadas e consulta à documentos. Para analisar os dados recorremos a análise de conteúdo formulada por Bardin (1977) que consiste principalmente na pré-análise dos dados, a exploração do material, e o tratamento dos resultados, a partir de inferências e interpretações. A análise resultante deste estudo revela que na concepção dos sujeitos, a descentralização é a mudança que mais se destaca no contexto da expansão, com desdobramentos na ampliação da autonomia da instituição. A valorização e investimento dados à extensão e a pesquisa nesse novo cenário são apontados como principais responsáveis pela aproximação e fortalecimento da relação instituição-comunidade e pelo estabelecimento de parcerias com outras instituições. Por fim, observou-se que a proposta de expansão em pauta trouxe significativa mudança para o cenário local, entretanto a µ forma acelerada como ocorreu ¶ gerou dificuldades e lacunas no campo da gestão (com prevalência no modelo gerencial) na organização, infraestrutura e ineficiência na aplicação dos recursos financeiros.
Abstract: The expansion of professional and technological education has a fundamental space in the field of educational public policies. It is in this context that we locate the object of this research, with the objective of analyzing the process of management and organization at the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFPB, Patos campus. The theoretical basis will be approached through concepts about management and organization in the public sector and the process of expansion experienced in the sector. The methodological approach adopted focuses on the qualitative research reference, here it is a case study. The subjects of the research were managers in positions of coordination and direction, in the campus Patos - IFPB. The instruments of data collection used were semi-structured interviews and consultation of documents. To analyze the data, we used the content analysis formulated by Bardin (1977), which consists mainly in the pre-analysis of the data, the exploration of the material, and the treatment of the results, based on inferences and interpretations. The analysis resulting from this study reveals that in the subjects' conception, decentralization is the most outstanding change in the context of expansion, with unfolding in the expansion of the institution's autonomy. The valorization and investment given to extension and research in this new scenario are pointed out as the main responsible for the approximation and strengthening of the institution-community relationship and for the establishment of partnerships with other institutions. Finally, it was observed that the proposal for expansion on the agenda brought a significant change to the local scenario, however the 'accelerated form as it occurred' generated difficulties and gaps in the field of management (with prevalence in the managerial model) in the organization, infrastructure and inefficiency In the application of financial resources.
Keywords: Gestão e organização
Políticas educacionais
Expansão na educação profissional e tecnológica
Management and organization
Educational policies
Expansion in professional and technological education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12597
Issue Date: 29-Sep-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

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