Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12611
metadata.dc.type: TCC
Title: A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE VULNERABILIDADE SOCIAL E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB
metadata.dc.creator: Silva, Maria Elisângela Numeriano da
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Cauby
metadata.dc.description.resumo: Crianças vulneravelmente sociais servem de incentivo pra elaboração de leis e projetos que pretendem minimizar os fatores de riscos aos quais são expostas. Crianças em situações desfavoráveis e perturbadoras tendem a desenvolver determinados comportamentos, muitas vezes agressivos como uma forma de defesa. Muitos são os fatores que contribuem para classificação de indivíduos como sujeitos vulneráveis, como a baixa escolaridade, extrema pobreza, envolvimento com drogas na família, carência afetiva e material. É na escola que o aluno passa a maior parte do seu tempo, e também é nesse ambiente onde ocorre a maior parte dos conflitos e demonstrações de comportamentos que podem influenciar na aprendizagem e desenvolvimento desses indivíduos. Dessa forma, buscou-se conhecer informações sobre a aprendizagem de crianças vulneráveis numa creche municipal, com uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas visitas na referida na instituição, com o intuito de conhecer a rotina da mesma e criar um clima de familiaridade com os integrantes do corpo escolar, a fim de despertar a confiança dos mesmos. Posteriormente, foram aplicados com os professores, pais e a gestora escolar, questionários específicos para cada grupo, semiestruturado, com questões correlacionadas ao tema. Com os questionários respondidos, os dados foram analisados e observou-se que a gestão não atende aos requisitos exigidos por lei em relação à formação profissional, mas se esforça para atender de maneira eficiente toda a comunidade. Os pais e responsáveis pelos alunos não fazem um acompanhamento adequado das crianças e não frequentam a escola. As professores, buscam meios de efetivar o conhecimento das crianças, mas enfrentam muitas dificuldades no dia a dia, comprometendo assim seu trabalho. As crianças apresentam déficits na aprendizagem e não conseguem acompanhar os conteúdos vistos em sala.
Abstract: Vulnerably social children serve as an incentive for drafting laws and projects that seek to minimize the risk factors to which they are exposed. Children in unfavorable and disruptive situations tend to develop certain behaviors, often aggressive as a form of defense. Many factors contribute to the classification of individuals as vulnerable subjects, such as low schooling, extreme poverty, involvement with drugs in the family, lack of affection and material. It is in the school that the student spends most of his time, and it is also in this environment where most of the conflicts and demonstrations of behaviors that may influence the learning and development of these individuals occur. Thus, we sought to know information about the learning of vulnerable children in a municipal nursery, with a qualitative research. Visits were carried out at the referred institution, with the purpose of knowing the routine of the same and creating a climate of familiarity with the members of the school body, in order to arouse their confidence. Subsequently, specific questionnaires for each group, semistructured, with related questions were applied with the teachers, parents and the school manager. With the questionnaires answered, the data were analyzed and it was observed that the management does not meet the requirements required by law in relation to professional training, but strives to efficiently meet the entire community. The parents and guardians of the students do not follow the children properly and do not go to school. Teachers seek ways to make the children aware, but they face many difficulties on a daily basis, thus compromising their work. Children have deficits in learning and can not keep up with the contents seen in the classroom.
Keywords: Ensino
Dificuldades
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12611
Issue Date: 27-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENS13122018.pdf965.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.