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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A contrarreforma do ensino médio do Governo Michel Temer: a reorganização do projeto neoliberal e a desconstrução da educação física escolar
metadata.dc.creator: Soares, Fernando Augusto Generino
metadata.dc.contributor.advisor1: Hermida, Jorge Fernando
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetiva analisar a contrarreforma educacional do Governo de Michel Temer, focando nos desdobramentos que a mesma traz para a disciplina de Educação Física no Ensino Médio. O golpe político teve implicações na economia, na educação e no mundo do trabalho, visto o aprofundamento da política neoliberal capitaneada por Michel Temer após o impeachment da presidenta Dilma Vana Rousseff. Uma das principais ações do governo em matéria educacional foi a aprovação Medida Provisória nº 746/16, convertida na Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adotou o método dialético, mesmo ressaltando sua natureza qualitativa, documental e exploratória, focando em particular nos fundamentos políticos e filosóficos que embasam a contrarreforma. O estudo contou com a participação de pesquisadores, líderes de diretórios de pesquisas, da área da Educação Física escolar. A Contrarreforma do Ensino Médio trará prejuízos a formação da juventude, pois fragmenta o conhecimento e restringe os saberes tratados na escola. Os avanços históricos da Educação Física no campo educacional estão ameaçados, o que provoca a necessidade imediata de um posicionamento contundente frente aos ataques destinados a nossa área de conhecimento.
Abstract: The present study intends to analyse the educational counter-reform from Michel Temer government, focusing on its ramifications for the physical education subject in secondary school. The political coup had some serious implications for economy, education and world of work, since deepening liberalness policy commanded by Michel Temer after Dilma Vana Roussef’s impeachment in 2016. As an education major action, the Provisional Measure 746/16 was approved by Government and also became law no.13415, dated 02/16/17. From the methodological point of view, the research embraced the dialectic method, while reinforced its qualitative, exploratory and document nature with a particular focus on political and philosophical counterreform foundations. This work reckoned on researches and research directory leaders from Physical Education area. The Secondary School’s counter-reform will get losses for youth education, ‘cause fragments knowledge and limits skills treated at school. The Physical Education historic advances are at risk into educational area, that provokes immediately needs as forceful positions to face up attacks against our knowledge area.
Keywords: Política educacional
Contrarreforma do ensino médio
Educação física escolar
Education policy
Secondary school counter-reform
School physical education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12639
Issue Date: 30-Oct-2017
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