Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12640
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Motivação e aprendizagem: a busca da excelência nos processos produtivos em organizações terceirizadas de telecomunicações
metadata.dc.creator: Prestes, Felipe Augusto da Trindade
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Maria De Salete Barboza De
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado tem como foco de estudo as motivações e as aprendizagens dos empregados de empresas terceirizadas de telecomunicações que operam à serviço da NET, em João Pessoa, Paraíba, Brasil, para desempenharem com níveis de excelência as tarefas de instalações de equipamentos de telecomunicações, que lhes são pertinentes. As empresas do mundo globalizado (e inclusive as atuais orientações da literatura organizacional) consideram a necessidade de, qualquer que seja a organização, dispor de pessoas motivadas e capacitadas para executar com competência suas funções. Considerando essas exigências e necessidades, que afetam não apenas a qualidade de produção das empresas como também colocam em risco a própria permanecia do empregado no trabalho, a pesquisa procurou saber quais as condições ou circunstancias capazes de motivar o empregado para o desempenho do que lhe é solicitado e esperado na sua rotina. Isto, com vistas oferecer a NET e as empresas terceirizadas respostas e subsídios mais sólidos relacionados com estratégias organizacionais dos recursos humanos. Os enfoques teóricos se referenciam pelas ideias de autores que estudam questões relacionadas com aprendizagens/capacitação e motivação, com ênfase nas aprendizagens e motivações para o trabalho. A pesquisa, com características exploratórias e descritivas, se baseou em dados estatísticos organizados e analisados através de gráficos e tabelas. Para a coleta dos dados empíricos foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas envolvendo apenas as pessoas que trabalham como instaladores de tv a cabo nas empresas que integraram o estudo. Os dados empíricos indicaram que os trabalhadores que participaram dessa investigação consideram que a escolaridade, apesar da sua importância, não é uma exigência maior para o tipo de serviço de instalação, devido as suas características rotineiras e mecânicas. Em contrapartida, as aprendizagens adquiridas nas práticas de trabalho – as experiências - são imprescindíveis. As motivações para as aprendizagens e para a realização de um trabalho de qualidade, concentram-se, principalmente, nos fatores financeiros e no reconhecimento dos superiores e dos clientes, ou seja, em condições objetivas e subjetivas do trabalho, concordando com as considerações e enfoques teóricos dos autores que referenciam as análises desta investigação.
Abstract: This master dissertation focuses on employees’ motivations and learning in outsourced telecommunications companies that work for NET in João Pessoa, Paraíba, Brazil, in order to perform with excellence, the tasks of telecommunications equipment installations, which are relevant to them. Companies in globalized world (and even current organizational literature guidelines) consider that any organization needs to have people motivated and empowered to competently perform their functions. Considering these demands and needs, which affect not only the quality of company’s production but also jeopardize the employee's own permanence in work, the research sought to know what conditions or circumstances capable of motivating the employee to perform what is requested and expected in their work routine. This, in order to offer NET and outsourced companies more solid answers and grants related to organizational strategies of human resources. Theoretical approaches considered the ideas of authors who worked on approaches about learning / training and motivation, with emphasis on learning and motivation for work. The research with exploratory and descriptive characteristics was based on organized statistical data and analyzed through graphs and tables. Questionnaires with open and closed questions were used to collect empirical data involving only those who work as cable TV installers. The data indicated that, in the specific case of this public of installation workers, because it is a service considered by the latter as routine and mechanical, schooling, although important, does not have a great influence on the performance and that the learning acquired through experience is more important; That the major motivational factors for learning and working properly are financial factors and managers and clients recognition.
Keywords: Escolaridade e aprendizagens
Motivações no trabalho
Empresas terceirizadas de instalações de TV
Schooling and learning
Motivations at work
Companies subcontracted to TV installations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12640
Issue Date: 3-Feb-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total1,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons