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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12657| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Marco regulatório da pós-graduação stricto sensu na UFPB: balizas jurídicas ao desenvolvimento institucional |
| Autor(es): | Oliveira, Fábio Abrantes de |
| Primeiro Orientador: | Medeiros, Isac Almeida de |
| Resumo: | O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da gestão da pós-graduação stricto sensu no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, através de levantamento da legislação que regulamenta o setor no âmbito da UFPB. A importância do tema se dá na medida em que a pós-graduação stricto sensu é vista como alavanca central para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, necessitando acompanhar, discutir, entender e interferir nas realidades nacional, regional e local. A Universidade ganha, assim, grande importância para a superação dos desafios presentes na atualidade, posto que possui condições multidisciplinares de entender os fenômenos sociais e ambientais, sob todos os ângulos, e apontar as possíveis soluções. Pouco se percebe que a execução dos modelos de gestão de pós-graduação existentes e/ou a transição para novos modelos estão engendrados em arcabouços legais originados no direito administrativo e podem se transformar em possíveis entraves à elaboração ou implementação de estratégias que permitam a modernização do gerenciamento, do controle de atividades e da avaliação dos resultados da administração daquela área nas universidades. Para tanto, será apresentado um marco teórico embasador dos conceitos de desenvolvimento como fenômeno histórico, planejamento enquanto função essencial à administração de uma Instituição Federal de Ensino, e igualmente a legislação que regulamenta a pós-graduação stricto sensu existente no âmbito UFPB, confrontando-a com a legislação nacional, através de pesquisa descritiva, utilizando-se do método indutivo de abordagem. Por se tratar de uma pesquisa cuja natureza é aplicada, constitui uma das suas finalidades a criação de compêndio sobre a legislação da pós-graduação stricto sensu na UFPB, no período de 2002 a 2015, visando contribuir com a Administração e os diversos atores envolvidos com as diversas áreas na Instituição. |
| Abstract: | The main objective of this research is to contribute to the development of the management of the stricto sensu postgraduate class at the Federal University of Paraíba, through a survey of the legislation that regulates the sector within the UFPB. The importance of the subject is due to the fact that the stricto sensu graduate is seen as a central lever for the scientific and technological development of Brazil, needing to follow, discuss, understand and interfere in the national, regional and local realities. The University thus gains great importance for overcoming the present challenges, since it has multidisciplinary conditions to understand social and environmental phenomena from all angles and to point out the possible solutions. Little is known that the implementation of existing postgraduate management models and / or the transition to new models are engendered in legal frameworks originated in administrative law and may become possible obstacles to the elaboration or implementation of strategies that allow the modernization of the management, control of activities and evaluation of the results of the administration of that area in universities. In order to do so, a theoretical framework will be presented supporting the concepts of development as a historical phenomenon, planning as an essential function of the administration of a Federal Educational Institution, and also the legislation that regulates the stricto sensu postgraduate in the scope of UFPB, confronting it with national legislation, through descriptive research, using the inductive method of approach. Because it is a research whose nature is applied, it is one of its purposes the creation of a compendium on the legislation of the post-graduation stricto sensu in the UFPB, from 2002 to 2015, aiming to contribute with the Administration and the various actors involved with the various areas in the Institution. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento Planejamento Legislação Compêndio Development Planning Legislation Compendium |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12657 |
| Data do documento: | 22-Fev-2017 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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