Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1276
Tipo: | TCC |
Título: | Ih!!! Tem “viado, sapata”... Gênero e suas novas expressões na escola. E o que x pedagogx tem aver com isso!!!? : uma análise na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia/UFPB campus I nas temáticas de gênero e diversidade sexual |
Autor(es): | Silva, Antonis Pereira da |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Resumo: | Este trab alho de conclusão de curso enfoca a formação do/a educador/a no Curso de P edagogia da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB ) campus I, nas temáticas de gênero e diversidade sexual , um desafio contemporâneo presente na escola . Será que esses/as professores/as saem da universidade preparados/as para lidarem com essas questões? Nesse sentido, pretendi investigar , através de a nálise bibliográfica, documental e quanti - qualitativa a experiência curricular de formandos /as do período 2013.2 com o objet ivo de saber se e como o curso pre para esse profissional para lidar com essas temáticas a fim de assegurar os direitos humanos das mulheres e das pessoas LGBT.Para isso, busquei analisar a abordagem dessas temáticas nas ementas de componentes curriculares do curso e documentos oficiais brasileiros e verificar como são incluídas na prática pedagógica através de entrevistas estruturada e semi - estruturada com formand x s. Pretendi compreender esse objeto a partir de investigações feitas nos escritos de Silva (20 06), Louro (1997), Brasília (2009), Hall (2009), Ferrari (2007), Butler (2013), Furlani (2011), Foucau lt (1988), Carvalho (2009/13) entre outros/as. Muitos estudantes tem consciência dessas relações de poder, mas, não sabem conceituações, metodologias, de aspectos relacionados com essas temáticas que invariavelmente a leitura dos PCNs especificamente orientação sexual deixa a desejar. |
Abstract: | This work is a final monograph of graduation in Education. It focuses on the issues of gender and sexual diversity within the teacher education undergraduate program offered by the School of Education at Federal University of Paraíba (UFPB – João Pessoa), a contemporary challenge for the school. Will the new teachers leave the university prepared to deal with these issues? In this sense, I attempted to investigate, using bibliographical, documentary, quantitative and qualitative approaches, the curricular experience of students graduating in the second semester of 2013, aiming to know whether and how the program prepares the new professionals to deal with these issues in order to ensure the human rights of women and LGBT. For this purpose, based on structured and semi-structured interviews with students, I analyzed the inclusion of these issues in the course lists of that teacher education undergraduate program, as well aslegal and curricular documents, and verified how they are included in the formative practice at UFPB. Pretendi compreender esse objeto a partir de investigações feitas nos escritos de Silva (2006), Louro (1997), Brasília (2009), Hall (2009), Ferrari (2007), Butler (2013), Furlani (2011), Foucault (1988), Carvalho (2009/13)entre outros/as. Many students are aware of those specific power relations, but do not know concepts and methodologies of pedagogical intervention related to these issues, which is found lacking in the reading of the national curricular guidelines on sex education. |
Palavras-chave: | Gênero Diversidade sexual Formação de professores |
Departamento: | Educação |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1276 |
Data do documento: | 26-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APS26092016.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.