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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1277
Tipo: | TCC |
Título: | Creche de qualidade é direito da criança: construção de indicadores de qualidade para a educação infantil |
Autor(es): | Silva, Auciele de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Dias, Adelaide Alves |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar a qualidade da educação infantil ofertada pelo município de João Pessoa/PB e é parte de um projeto maior, financiado pelo CNPq/PIBIC, intitulado “Educação Infantil, Direitos Humanos e Políticas Públicas: uma análise sobre os processos de institucionalização das creches em João Pessoa”. A pesquisa, de natureza quantiqualitativa, foi realizada junto a 68 Centros de Referência de Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa. Ao todo, gestores dos CREIs investigados responderam a um questionário sobre o contexto e as condições de desenvolvimento da Educação Infantil em suas respectivas instituições, a partir dos seguintes indicadores: instalações físicas, a existência de proposta pedagógica e sua elaboração, a formação dos professores e o tempo de atuação no magistério da educação infantil, o atendimento prestado a criança, formação do pessoal técnico a formação e o tempo que atuam na educação infantil, os recursos materiais e didáticos que são utilizados nas instituições. Os dados coletados foram submetidos a análises de estatística simples e de conteúdo. Os resultados encontrados demonstram, em geral, que 25 dos CREIs não apresenta proposta pedagógica, o material didático não está presente em todas as unidades, os espaços não são disponibilizados para as crianças brincar. Além disto, nos relatos dos funcionários são comuns a ênfase nos aspectos de alimentação e a higiene da criança, o que pode ser indício de que ainda encontra-se resquício do assistencialismo nas práticas educativas. Encontramos também avanços no que diz respeito à formação das professoras uma vez que todas elas possuem a formação mínima exigida para atuar na educação infantil, como também no monitoramento e acompanhamento da equipe coordenadora dos CREIs na secretária de educação. Além de acompanharem o funcionamento das instituições com visitas e registros, a equipe é responsável pelo oferecimento de formações continuadas com o intuito de reconhecer a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas. |
Abstract: | This article objected to investigate the quality of children education offered by João Pessoa city, Paraíba, being a part of a big project named “Children Education, Human Rights and Public Politics: institutionalization process analyses of João Pessoa Daycares” provided by CNPq/PIBIC. The research, with quantitative and qualitative character, was done in 68 Children Education Reference Centers (CERC) of João Pessoa city. The CERC investigated directors answered a questionnaire about the Children Education context and its developed conditions, at their own institutions, starting by the features: the building fixtures, the pedagogical purpose existence and its elaboration, the teachers degree and the actuation time in the children education teaching, the children assistance, the technician degree and the actuation time in the children education and the didactic and material resources used in the institutions. The collected data were analyzed by simple and contend statistics. The outcome showed that 25 CERCs do not have a pedagogical purpose, the didactic resources were not available at every field daycares and the spaces were not affordable to the children play. In addition, in the employee testimonies, making reference to the children alimentation and hygiene is common, it means the presence of assistance politics in the educative practices. Progress in the teachers degree was also found, because every teacher has the floor degree demanded to act in the children education and in the follow up of the CERCs coordinator team and the education secretary. In addition, the team follows the institutions functioning, doing records and visits, being responsible by the offering of continuing degrees, with the objective of recognizing the educative job specificity with little children. |
Palavras-chave: | Educação infantil Creche Avaliação da apredizagem |
Departamento: | Educação |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1277 |
Data do documento: | 26-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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