Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1279
Tipo: TCC
Título: A contribuição do lúdico na educação infantil
Autor(es): Santos, Hérica de Menezes
Primeiro Orientador: Silva, Margarida Sônia Marinho do Monte
Resumo: Este trabalh o buscou abordar as bases históricas e científicas do brincar , bem como analisar a presença de atividades lúdicas no cotidiano escolar. De tal modo, a través de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como Piaget e Vygotsky, e seguindo a realidade escolar e studada, buscou - se caracte rizar a contribuição de se utilizar recursos lúdicos na Educação Infantil. O universo da pesquisa abrangeu uma turma do Infantil IV , composta por 25 crianças, todas elas com cinco anos de idade. Além disso, contou - se com a participação de uma professora e uma auxiliar de sala . O estudo qualitativo utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante e um diário de bordo como instrumento para registrar os dados observados. A pesquisa empírica foi realizada em u ma instituição de Educação I nfanti l, durante uma semana (de segunda à sexta - feira), no período das 13:00h à s 17:0 0h. O estudo demonstrou a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança, que foi evidenciado pela literatura consultada e os resultados ao final da observação. Com base nos estudos e nas observações, percebeu - se que a professora da turma observada faz o uso de atividades lúdicas nos diversos momentos da sua rotina de forma consciente, proporciona ndo aprendizados que colaboram para o desenvolvimento global das crianças. Portanto, conclui - se que a brincadeira também é uma forma de proporcionar o aprendizado, sendo fundamental que as atividade s lúdica s não apareçam na rotina da escola apenas no momen to destinado ao recreio.
Abstract: This work approaches the historical and scientific basis of the play, as well to analyze the presence of recreational activities in daily school. So, through a research grounded in the fundamentals of authors such as Piaget and Vygotsky, and following the school reality studied, we search to characterize the contribution of using recreational resources in early childhood education. The research sample included a class of Child IV, consisting of 25 children, all of them with five years old. In addition, counted on the participation of a teacher and a room assistant. The qualitative study used data collection technique of participant observation and a logbook as a tool to record the observed data. The empirical research was conducted in a childhood education institution for one week (Monday to Friday), between 1:00 p.m. to 5:00 p.m. The study demonstrated the importance of play for cognitive, motor and social development of child, which was evidenced by the literature and the results at the end of the observation. Based on the research and observations, it was noticed that the teacher of the class observed uses recreational activities in different parts of your routine consciously, providing learning that contribute to the overall development of children. Therefore, it is concluded that the play is also a way to provide learning, and it is essential that the recreational activities do not appear in the school routine only when intended for recreation.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Departamento: Educação
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1279
Data do documento: 26-Set-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMS26092016.pdf634,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.