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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Elizângela de Sousa-
dc.creatorFreitas, Leticia Medeiros-
dc.date.accessioned2016-09-26T13:31:17Z-
dc.date.available2016-09-26T13:31:17Z-
dc.date.issued2016-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1280-
dc.descriptionO presente estudo foi realizado com o objetivo principal de compreender quais os fatores que levam os adolescentes à prática do ato infracional, ou seja, a uma situação de vulnerabilidade social. Os sujeitos desta pesquisa são adolescentes que estão cumprindo medidas sócio educativas no CEA (Centro Educacional do Adolescente), da cidade de João Pessoa/PB. Assim, buscamos analisar situações de vulnerabilidade social a partir de relatos coletados dos adolescentes internos, destacando também as próprias concepções que estes sujeitos tem a respeito da escola, da família e da sociedade. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como ferramenta metodológica o estudo de caso, por apresentar características que responde às expectativas desta pesquisa, visando uma melhor compreensão e desenvolvimento deste trabalho. Para coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada, pois esta ferramenta nos permite a aquisição de respostas com maior espontaneidade para que pudéssemos entender a história de vida dos sujeitos pesquisados, proporcionando-nos o acesso aos fatores de vulnerabilidade social que levaram adolescentes a prática dos atos infracionais. Desta forma, chegamos à conclusão de que estes indivíduos, não são apenas adolescentes autores de atos infratores, mas também são vítimas de situações vulneráveis, que contribuem para a prática desses atos, tendo uma inserção no mundo da criminalidade.pt_BR
dc.description.abstractNo abstract-
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-26T13:31:17Z No. of bitstreams: 1 ESB26092016.pdf: 265763 bytes, checksum: 405fb2d8785153f07901e4b0fd95a3d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-26T13:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESB26092016.pdf: 265763 bytes, checksum: 405fb2d8785153f07901e4b0fd95a3d4 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCentro Educacional do Adolescente - CEApt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.titleJovens no CEA (Centro Educacional do Adolescente): retratos de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado com o objetivo principal de compreender quais os fatores que levam os adolescentes à prática do ato infracional, ou seja, a uma situação de vulnerabilidade social. Os sujeitos desta pesquisa são adolescentes que estão cumprindo medidas sócio educativas no CEA (Centro Educacional do Adolescente), da cidade de João Pessoa/PB. Assim, buscamos analisar situações de vulnerabilidade social a partir de relatos coletados dos adolescentes internos, destacando também as próprias concepções que estes sujeitos tem a respeito da escola, da família e da sociedade. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como ferramenta metodológica o estudo de caso, por apresentar características que responde às expectativas desta pesquisa, visando uma melhor compreensão e desenvolvimento deste trabalho . Para coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada, pois esta ferramenta nos permite a aquisição de respostas com maior espontaneidade para que pudéssemos entender a história de vida dos sujeitos pesquisados, proporcionando-nos o acesso aos fatores de vulnerabilidade social que levaram adolescentes a prática dos atos infracionais. Desta forma, chegamos à conclusão de que estes indivíduos, não são apenas adolescentes autores de atos infratores, mas também são vítimas de situações vulneráveis, que contribuem para a prática desses atos, tendo uma inserção no mundo da criminalidade.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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