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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barros, Elizângela de Sousa | - |
dc.creator | Freitas, Leticia Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T13:31:17Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26T13:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1280 | - |
dc.description | O presente estudo foi realizado com o objetivo principal de compreender quais os fatores que levam os adolescentes à prática do ato infracional, ou seja, a uma situação de vulnerabilidade social. Os sujeitos desta pesquisa são adolescentes que estão cumprindo medidas sócio educativas no CEA (Centro Educacional do Adolescente), da cidade de João Pessoa/PB. Assim, buscamos analisar situações de vulnerabilidade social a partir de relatos coletados dos adolescentes internos, destacando também as próprias concepções que estes sujeitos tem a respeito da escola, da família e da sociedade. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como ferramenta metodológica o estudo de caso, por apresentar características que responde às expectativas desta pesquisa, visando uma melhor compreensão e desenvolvimento deste trabalho. Para coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada, pois esta ferramenta nos permite a aquisição de respostas com maior espontaneidade para que pudéssemos entender a história de vida dos sujeitos pesquisados, proporcionando-nos o acesso aos fatores de vulnerabilidade social que levaram adolescentes a prática dos atos infracionais. Desta forma, chegamos à conclusão de que estes indivíduos, não são apenas adolescentes autores de atos infratores, mas também são vítimas de situações vulneráveis, que contribuem para a prática desses atos, tendo uma inserção no mundo da criminalidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | No abstract | - |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-26T13:31:17Z No. of bitstreams: 1 ESB26092016.pdf: 265763 bytes, checksum: 405fb2d8785153f07901e4b0fd95a3d4 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, 2014. | - |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Centro Educacional do Adolescente - CEA | pt_BR |
dc.subject | Ato infracional | pt_BR |
dc.title | Jovens no CEA (Centro Educacional do Adolescente): retratos de vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Nádia Jane de | - |
dc.description.resumo | O presente estudo foi realizado com o objetivo principal de compreender quais os fatores que levam os adolescentes à prática do ato infracional, ou seja, a uma situação de vulnerabilidade social. Os sujeitos desta pesquisa são adolescentes que estão cumprindo medidas sócio educativas no CEA (Centro Educacional do Adolescente), da cidade de João Pessoa/PB. Assim, buscamos analisar situações de vulnerabilidade social a partir de relatos coletados dos adolescentes internos, destacando também as próprias concepções que estes sujeitos tem a respeito da escola, da família e da sociedade. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como ferramenta metodológica o estudo de caso, por apresentar características que responde às expectativas desta pesquisa, visando uma melhor compreensão e desenvolvimento deste trabalho . Para coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada, pois esta ferramenta nos permite a aquisição de respostas com maior espontaneidade para que pudéssemos entender a história de vida dos sujeitos pesquisados, proporcionando-nos o acesso aos fatores de vulnerabilidade social que levaram adolescentes a prática dos atos infracionais. Desta forma, chegamos à conclusão de que estes indivíduos, não são apenas adolescentes autores de atos infratores, mas também são vítimas de situações vulneráveis, que contribuem para a prática desses atos, tendo uma inserção no mundo da criminalidade. | - |
dc.publisher.department | Educação | - |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ESB26092016.pdf | 259,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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