Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12877
Tipo: TCC
Título: Adequação jurídica da regulamentação de mercado de capitais para icos: Desafios Regulatórios Representados pela Oferta Pública de Tokens.
Autor(es): Lira, Ylana Zálife de Farias.
Orientador: Feitosa, Maria Luíza Pereira de Alencar Mayer
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso adentra no universo dos sistemas descentralizados, buscando indicar o caminho perseguido por aqueles que trabalham em projetos envolvendo a tecnologia blockchain e enxergam em Ofertas Públicas de Moedas, também conhecida como Initial Coin Offerings (ICOs), uma oportunidade para financiamento. A ICO é uma forma pela qual desenvolvedores de projetos envolvendo Blockchain ofertam ao público tokens em troca de dinheiro ou moedas virtuais. Ao trabalhar com a Oferta Pública de Tokens muitos cuidados devem ser levados em consideração, uma vez que, dependendo do design do token, pode-se estar diante de uma oferta Pública de valores mobiliários. A regulamentação em torno do mercado de capitais e a fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários incidiria neste caso, podendo resultar, por exemplo, em um stop order da ICO em curso. Assim, partindo-se de uma perspectiva multidisciplinar, com análise bibliográfica e de casos, a presente monografia se inicia apresentando a tecnologia blockchain e o que significa uma ICO, seguindo para uma breve explanação dos valores mobiliários de acordo com a legislação brasileira e, por fim, traz as principais manifestações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito do tema. Os desafios e a complexidade da definição de uma oferta pública de tokens enquanto oferta pública de valores mobiliários são apresentados, contribuindo para a identificação do token enquanto valor mobiliário.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso adentra no universo dos sistemas descentralizados, buscando indicar o caminho perseguido por aqueles que trabalham em projetos envolvendo a tecnologia blockchain e enxergam em Ofertas Públicas de Moedas, também conhecida como Initial Coin Offerings (ICOs), uma oportunidade para financiamento. A ICO é uma forma pela qual desenvolvedores de projetos envolvendo Blockchain ofertam ao público tokens em troca de dinheiro ou moedas virtuais. Ao trabalhar com a Oferta Pública de Tokens muitos cuidados devem ser levados em consideração, uma vez que, dependendo do design do token, pode-se estar diante de uma oferta Pública de valores mobiliários. A regulamentação em torno do mercado de capitais e a fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários incidiria neste caso, podendo resultar, por exemplo, em um stop order da ICO em curso. Assim, partindo-se de uma perspectiva multidisciplinar, com análise bibliográfica e de casos, a presente monografia se inicia apresentando a tecnologia blockchain e o que significa uma ICO, seguindo para uma breve explanação dos valores mobiliários de acordo com a legislação brasileira e, por fim, traz as principais manifestações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito do tema. Os desafios e a complexidade da definição de uma oferta pública de tokens enquanto oferta pública de valores mobiliários são apresentados, contribuindo para a identificação do token enquanto valor mobiliário.
Palavras-chave: Blockchain
ICOs.
Mercado de Capitais
STO.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direito Privado
Tipo de Acesso: Acesso restrito
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12877
Data do documento: 22-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YZFL23112018.pdf53,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons