Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12932
Tipo: Dissertação
Título: Subjetividade e representação: o olhar mediado no ciberteatro
Autor(es): Guimarães Filho, Aluizio Cavalcanti
Primeiro Orientador: Bezerra, Ed porto
Primeiro Coorientador: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
Resumo: O presente trabalho, fundamentado na multi e interdisciplinaridade, consiste em configurar um conjunto de artifícios teóricos, técnicos e tecnológicos, visando incrementar o olhar do espectador do Ciberteatro. A partir desta conformação, o intuito é possibilitar novos olhares, construções cênicas, poéticas e narrativas, compondo assim estratégias inovadoras que facilitem a imersividade ao espectador do Ciberteatro, da ciberformance e de outras artes da cena no ciberespaço. A partir de observações, experimentações e pesquisa bibliográfica, discute-se a possibilidade de uma solução mesclando o conceito de ciborgue com princípios da fotografia cinematográfica e, com isto, criando Ciborgues Ópticos que funcionem como instrumentos de interface para o espectador em sua relação para com as ações que se dão em cena. Para que este trabalho fosse efetivamente colocado em prática, criamos um sistema (Personal Switcher) que facilitou a interação do ciberespectador com a obra, elevando-o a condição de interator e produtilizador. Busca-se perceber até que ponto este cenário pode colaborar para o surgimento de diferentes recursos narrativos e estéticos, assim como outras condições de imersividade, voltados ao Ciberteatro e a outras artes da cena no ciberespaço.
Abstract: The present work, based on multi and interdisciplinarity, consists of setting up a set of theoretical, technical and technological artifices, aiming to increase the view of the spectator of the cyberatre. From this conformation, the intention is to enable new looks, scenic, poetic and narrative constructions, thus composing new strategies that facilitate immersiveness to the spectator of cyberatre, cyberformance and other arts of the scene in cyberspace. Based on observations, experiments and bibliographical research, the possibility of a solution mixing the concept of cyborg with principles of cinematographic photography and, by means of this, creating Optical Cyborgs that function as interface instruments for the spectator in his relation with the actions that take place on the scene. For this work to be effectively put into practice, we created a software [Personal Switcher] that facilitates the interaction of the cyberspecter with the work, elevating it to the condition of interactor and producizador. It seeks to understand the extent to which this scenario can contribute to the emergence of new narrative and aesthetic resources, as well as other conditions of immersiveness, aimed at the cyber theater as well as other arts of the scene in cyberspace.
Palavras-chave: Ciberteatro
Ciberformance
Imersividade
Ciborgue
Produtilizador
Cybertheater
Ciberformance
Immersivity
Cyborg
Producer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12932
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons