Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12981
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Expansão do Ensino Superior como estratégia de desenvolvimento local: um olhar sobre os efeitos socioeconômicos da instalação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Sumé-PB
metadata.dc.creator: Leite, Gustavo Villarim de Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti Filho, Paulo Fernando de Moura Bezerra
metadata.dc.description.resumo: As Instituições de Ensino Superior brasileiras sempre estiveram concentradas em capitais dos estados e em grandes centros urbanos, regiões industrializadas e desenvolvidas socialmente e economicamente. O REUNI possibilitou a municípios de regiões remotas do país receberem esses equipamentos públicos de ensino, que traziam em seu bojo novas perspectivas de educação, cultura e desenvolvimento. Assim sendo, essa dissertação buscou analisar os caminhos percorridos pela Universidade Federal de Campina Grande, quando da implantação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido no município de Sumé/PB, e de que maneira eles afetaram e afetam até os dias atuais as eventuais oportunidades, expectativas, percepções e perspectivas de desenvolvimento socioeconômico para a região. Para proceder à pesquisa, foram confrontados dados educacionais, sociais, econômicos e financeiros do município de Sumé, no período anterior e posterior à implantação do campus, com outros dados advindos de questionários que foram aplicados a atores que vivenciaram o planejamento do CDSA/UFCG, servidores atuais da Instituição e munícipes detentores de poder de decisão no cenário atual. Os dados revelaram que houve uma melhora dos índices analisados após a instalação do campus no município, em especial nas variáveis relacionadas com a oscilação do PIB municipal, criação de postos de trabalho, movimentações financeiras locais e o aumento das matrículas nos ensino médio e superior, sinalizando que a instituição vem contribuindo positivamente ao desenvolvimento da região. No entanto, o maior destaque não está nos indicadores, mas nas percepções da comunidade, acadêmica e local, sobre os efeitos positivos do CDSA. Medidas sugeridas vão na direção de que o CDSA elabore um Plano de Desenvolvimento Institucional, estreite parcerias com os demais atores locais a fim de perceber melhor suas demandas e sugestões, e desenvolva mais pesquisas e projetos para otimizar seus efeitos de atuação regional.
Abstract: The Brazilian Higher Education Institutions have always been concentrated in state capitals and in large urban centers, industrialized and socially and economically developed regions. The REUNI enabled municipalities in remote areas of the country to receive these public teaching equipment, which brought new perspectives on education, culture and development. Thus, this dissertation sought to analyze the paths taken by the Federal University of Campina Grande, when the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid in the city of Sumé/PB was implemented and how they affected and affect to date the possible opportunities, expectations, perceptions and perspectives of socioeconomic development for the region. In order to carry out the research, educational, social, economic and financial data were collected from the municipality of Sumé, in the period before and after the campus implementation, with other data coming from questionnaires that were applied to actors who experienced the CDSA/UFCG planning, current employees of the Institution and municipalities that have decision-making power in the current scenario. The data showed that there was an improvement in the indices analyzed after the installation of the campus in the municipality, especially in the variables related to the oscillation of municipal GDP, job creation, local financial movements and the increase of enrollments in secondary and higher education, signaling that the institution has contributed positively to the development of the region. However, the greatest prominence is not in the indicators, but in the perceptions of the academic and local community about the positive effects of CDSA. Suggested measures go in the direction of CDSA to develop an Institutional Development Plan, to close partnerships with other local actors in order to better understand their demands and suggestions, and to develop more research and projects to optimize their effects of regional performance.
Keywords: Universidade pública
Interiorização da educação superior
Desenvolvimento econômico
Public University
Interiorization of higher education
Economic development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12981
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total1,45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons