Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12990
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Minha biblioteca: avaliação da usabilidade pelos usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Silva, Jeruzalém de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Branco, Uyguaciara Veloso Castelo
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação teve por objetivo analisar a usabilidade da Minha Biblioteca, que pertence ao sistema de bibliotecas da UFPB, com base nos atributos de usabilidade, tendo em vista os princípios de Facilidade de Aprendizado, Eficiência de Uso, Facilidade de Memorização, Baixa Taxa de Erros e Satisfação Subjetiva. Caracterizou-se como um Estudo de Caso no âmbito da educação em diálogo interdisciplinar, utilizando-se do método direto, sob abordagem metodológica qualitativa. Como lastro teórico, apresentamos as transformações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o seu nexo com as redes de comunicação e conhecimento. Tivemos como sujeitos da pesquisa os usuários do sistema de bibliotecas da UFPB vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Foram utilizadas três categorias de pesquisados: docentes, discentes e técnicos administrativos, sendo um total de oitenta e cinco participantes; divididos em vinte e um docentes, quarenta e nove discentes e quinze técnicos administrativos. Utilizamos os seguintes métodos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Como método de análise de dados, utilizamos a análise descritiva por categorias gerais e específicas. Como resultado, evidenciamos o contexto geral de uso da Minha Biblioteca, identificamos o nível de eficiência de uso pelos usuários, analisamos o desempenho e a satisfação dos usuários em relação à Minha Biblioteca, identificamos os motivos que levam os usuários a utilizar ou não a Minha Biblioteca e propomos mecanismos para sua utilização. Concluímos que a Minha Biblioteca não possui uma boa frequência de uso e que algumas medidas são necessárias para que sua usabilidade possa melhorar.
Abstract: The purpose of this research was to analyze the usability of My Library, which belongs to the UFPB library system, based on usability attributes, considering the principles of Ease of Learning, Efficiency of Use, Ease of Memory, Low Error Rate and Subjective Satisfaction. It was characterized as a Case Study in the scope of education in interdisciplinary dialogue, using the direct method, under qualitative methodological approach. As a theoretical background, we present the transformations of Information and Communication Technologies (ICTs) and their nexus with the communication and knowledge networks. We had as subjects of the research the users of the system of libraries of the UFPB linked to the Center of Human Sciences, Letters and Arts. Three categories of respondents were used: teachers, students and administrative technicians, being a total of eighty-five participants; divided into twenty-one teachers, forty-nine students and fifteen administrative technicians. We used the following methods of data collection: bibliographic research, documentary research and questionnaire. As a method of data analysis, we used descriptive analysis by general and specific categories. As a result, we have evidenced the overall context of using My Library, identifying the level of user efficiency, analyzing users' performance and satisfaction with My Library, identifying reasons why users are using My Library and propose mechanisms for its use. We conclude that My Library does not have a good frequency of use and that some measures are necessary so that its usability can improve.
Keywords: Educação
Usabilidade
Minha biblioteca
UFPB
Education
Usability
My library
UFPB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12990
Issue Date: 31-Jul-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total11,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons