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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves: uma escrita de resistência: entrelaçamentos entre metaficção historiográfica, memória e religiosidade
metadata.dc.creator: Silva, Camila de Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Sávio Roberto Fonseca de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho dedica-se em analisar o romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, pelas trilhas da metaficção historiográfica, religiosidade e escrita de autoria feminina negra e pelos rastros de memória dos povos da diáspora africana. Ana Maria Gonçalves cede voz à Kehinde, narradora da obra, uma africana do antigo Daomé e durante sua saga revisita boa parte do período colonial do Brasil trazendo à tona fatos da memória coletiva e individual que marcam este período histórico. Procuramos, durante nosso trabalho, ressaltar os assuntos que territorializam a escrita da mulher negra em solo brasileiro, na contemporaneidade. Tentamos discutir aqui aspectos epistêmicos e ideológicos que nos fazem afirmar a relevância de Um defeito de cor (2006) como escrita de resistência afro-feminina, utilizando, para isso, autores como Homi Bhabha, Paul Gilroy, Stuart Hall, Zilá Bernd, Paul Ricouer, Linda Hutcheon, Leda Maria Martins, Maurice Halbwachs, Reginaldo Prandi, dentre outros. Durante nosso processo de pesquisa e escrita, sentimos falta de conceitos que tratassem de memória, mulher e religiosidade, por isso decidimos juntar oroboro a mnemônico, a fim de tratarmos de especificidades encontradas dentro do romance, criando o conceito de oroboro mnemônico para analisarmos como os ciclos/trânsitos de ordens humanas ou espirituais estão diretamente ligados à memória.
Abstract: This dissertation is dedicated to analyze the novel Um defeito de cor (2006) by Ana Maria Gonçalves, through the trails of historiographic metafiction, religiosity, and writing of black female authorship and by the traces of memory of the peoples of the African Diaspora. Ana Maria Gonçalves gives voice to Kehinde, narrator of the novel, an African woman of the old Dahomey Kingdom and that during her saga revisits much of Brazil's colonial period bringing to light facts of collective and individual memory that mark this historical period. We looked for in our work to highlight the issues that territorializam writing of black women on Brazilian soil, in contemporary times. We try to discuss here epistemic and ideological aspects that make us affirm the relevance of the novel Um defeito de cor (2006) as writing african-women's resistance, and for this purpose authors such as: Homi Bhabha, Paul Gilroy, Stuart Hall, Zilá Bernd, Paul Ricouer, Linda Hutcheon, Leda Maria Martins, Maurice Halbwachs, Reginaldo Prandi, among others. During the research and writing process we miss concepts that treat memory, woman and religion, so we decided to join oroboro with the concept of mnemonic devices. to treat the specificities found within the novel, creating the concept of: oroboro mnemônico, allowed us to analyze how human or spiritual cycles/transits are connected with the memory.
Keywords: Literatura afro-feminina
Metaficção historiográfica
Memória
Religiosidade
Afro-feminine literature
Historiographic metafiction
Memory
Religiosity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13078
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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