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metadata.dc.type: Tese
Title: O instituto de educação da Paraíba: uma história de formação docente (1935 - 1956)
metadata.dc.creator: Teixeira, Mariana Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Esta tese é um estudo que tem como objetivo analisar o processo de criação e de institucionalização do Instituto de Educação da Paraíba, o IEP, no período entre 1935, ano de sua criação, e 1956, ano final da direção de Afonso Pereira da Silva frente a esta instituição. A pesquisa procurou contribuir, na medida em que o olhar para as fontes permitiu, para o revisitar à historiografia tradicional da História da Educação paraibana gerando assim a produção de novos conhecimentos históricos. Para tanto, partiu-se do argumento de que apesar do Instituto não ter um modelo pedagógico oficial, para além das inspirações advindas da Escola Nova materializadas principalmente no Instituto de Educação do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, é possível afirmar que se tratou de um complexo composto por campos de experimentações com inspirações renovadoras para a educação na Paraíba e que, pouco a pouco (especialmente nos anos 1950), tornou-se uma “referência” para a formação docente primária tanto na capital quanto para o interior do Estado. Nesse sentido, o desafio foi entender como se deu a sua organização e funcionamento desde o momento que foi instituído, e posteriormente institucionalizado. A construção da narrativa foi possibilitada em grande parte pela pesquisa documental que realizada no Arquivo do IEP, no Arquivo do Histórico Waldemar Bispo Duarte do Estado da Paraíba, vinculado à Fundação Espaço Cultural – FUNESC, no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), no Setor de Obras Raras da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, no acervo documental particular de Maurílio de Almeida e no Arquivo Afonso Pereira. Neste esforço reflexivo buscou-se apoio nas orientações metodológicas de perspectiva qualitativa, dando atenção para o contexto político, social, cultural e econômico, considerando, inclusive, o funcionamento do Instituto em um longo período de exceção política - o Estado Novo - até adentrar ao início do processo de redemocratização nos anos de 1950. Desta forma, para melhor lidar com as diversas correntes teóricas e assim conseguir ler, interpretar e reconstruir essa história na esfera da formação docente paraibana foi preciso, dentre outros, contar com as referências de Saviani (2007) e de Magalhães (2004), quando se abordou a história das instituições escolares. Julia (2001) e Cury (2008, 2010) para discutir os aspectos relativos a cultura e práticas escolares e as reflexões de Ananias (2007) no que concerniu as questões relacionadas a legislação para além da pura expressão ideológica, mas, sobretudo como fruto das complexas e densas contradições sociais que as produziram. Além dessas significativas referências fez-se uso ainda dos escritos (livros, palestras, regulamentações) produzidos por Anísio Teixeira - personagem singular da história educacional brasileira, que através de seus registros em muito contribuiu para a compreensão de como a sua proposta de reconstrução educacional para o país influenciou nas diretrizes e ações que foram sendo implementadas no IEP. Por fim, recorreu-se a Gramsci (1992), para pensar a escola como espaço de transformação dos sujeitos por meio do acesso à cultura e ao esclarecimento. Nesta feita, a imersão analítica proporcionada por esse estudo permitiu a inferência sobre os possíveis alcances da influência da educação moderna para a formação de professores, baseada nos princípios da Escola Nova, no particular âmbito do Instituto de Educação da Paraíba.
Abstract: This thesis is a study that aims to analyze the process of creation and institutionalization of the Institute of Education of Paraíba, the IEP, in the period between 1935, the year of its creation, and 1956, the final year of the direction of Afonso Pereira da Silva to this institution. The research sought to contribute, to the extent that the look at the sources allowed, to revisit it to the traditional historiography of the History of Education in Paraiba generating the production of new historical knowledge. For that, it was based on the argument that although the Institute does not have an official pedagogical model, in addition to the inspirations coming from the New School materialized mainly in the Institute of Education of the Federal District of Rio de Janeiro, it is possible to affirm that it was a complex composed of fields of experimentation with renovating inspirations for education in Paraíba and that little by little (especially in the 1950s) became a "reference" for primary teachers training both in the capital and in the interior of the State. In this sense, the challenge was to understand how its organization and functioning took place from the moment it was instituted, and later institutionalized. The construction of the narrative was made possible in large part by the documentary research carried out in the IEP Archive, in the Waldemar Bispo Duarte Historical Archives of the State of Paraíba, linked to the Cultural Space Foundation - FUNESC, at the Historical and Geographic Institute Paraibano (IHGP) Rare Works Sector of the Central Library of the Federal University of Paraíba, in the private documentary archive of Maurílio de Almeida and in the Afonso Pereira Archive. In this reflexive effort, support was sought in the methodological orientations of a qualitative perspective, paying attention to the political, social, cultural and economic context, including the operation of the Institute in a long period of political exception - the New State - until the beginning of the process of redemocratization in the 1950s. Thus, in order to better deal with the various theoretical currents and thus to be able to read, interpret and reconstruct this history in the sphere of Paraíba teachers training, it was necessary, among others, to rely on the references of Saviani (2007) and Magalhães (2004), when the history of school institutions was discussed. Julia (2001) and Cury (2008, 2010) to discuss the aspects related to culture and school practices and the reflections of Ananias (2007) on issues related to legislation beyond pure ideological expression, but mainly as a result of complex and dense social contradictions that produced them. In addition to these significant references, the writings (books, lectures, regulations) produced by Anísio Teixeira - a singular person in Brazilian educational history, who through his records contributed greatly to the understanding of how his proposal for educational reconstruction for the country has influenced the guidelines and actions that have been implemented in the IEP. Finally, Gramsci (1992) was used to think of the school as a space for transforming subjects through access to culture and enlightenment. In this study, the analytical immersion provided by this study allowed the inference on the possible scope of the influence of modern education for teachers training, based on the principles of the New School, in the particular scope of the Paraíba Institute of Education.
Keywords: Escola nova
Formação docente
Instituto de erducação
New school
Teachers training
Institute of education
História da educação - Paraíba
Instituto de Educação da Paraíba - formação de professores
Práticas escolares
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13088
Issue Date: 30-May-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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