Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13120
metadata.dc.type: TCC
Title: A educação de jovens e adultos na perspectiva do MST em assentamentos paraibanos
metadata.dc.creator: Silva, Antonio Laurentino da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ricardo de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como temática à educação de jovens e adultos na perspectiva do MST. Cujo objetivo foi o de perceber como se aplica a educação de jovens e adultos na perspectiva do MST. Quanto aos objetivos específicos, elencamos: discutir a EJA no MST; analisar a metodologia de Educação de Jovens e Adultos desenvolvidos pelo MST na Paraíba e descrever a EJA na visão do MST. A literatura utilizada na pesquisa contou com cadernos da EJA, matérias do MST, e artigos científicos. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa exploratória, realizada em assentamentos na Paraíba, especificamente no Assentamento Zumbi dos Palmares na cidade de Mari e no assentamento Nova Vivencia na cidade de Sapé, onde foram aplicados um questionário a três professores, analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados foram divididos em quatro categorias de análise: movimentos sociais e capacitação, a relação da EJA com os movimentos sociais, a metodologia aplicada e as dificuldades na EJA no MST. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a educação de jovens e adultos – EJA ˗ na perspectiva do MST, na atualidade, e qual é a contribuição na aprendizagem e na vida dos alunos, no sentido de refletir, rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade.
Abstract: This work had the theme of youth and adult education from the perspective of the MST. Its objective was to understand how the education of young people and adults from the MST perspective applies. The specific objectives were: to discuss the EJA in the MST; analyze the methodology of Youth and Adult Education developed by the MST in Paraíba and describe the EJA in the vision of the MST. The literature used in the research included EJA notebooks, MST articles, and scientific articles. The methodology used was of the qualitative exploratory type, carried out in settlements in Paraíba, specifically in the Zumbí dos Palmares settlement in the city of Mari and in the settlement Nova Vivencia in the city of Sapé, where a questionnaire was applied to three teachers, analyzed from the analysis of content. The results were divided into four categories of analysis: social movements and training, the relationship between EJA and social movements, the applied methodology, the difficulties in the EJA in the MST. This research serves as knowledge and identification of how the education of youth and adults - EJA in the perspective of MST, and what is the contribution in learning, and in the life of the students, to reflect and review the applied methodology and the true role of school in society.
Keywords: Educação do campo
Educação de jovens e adultos
Assentamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13120
Issue Date: 2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALS14112018.pdf747,61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons