Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13143| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação do campo: um olhar nas práticas pedagógicas da sala multisseriada na Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio César de Carvalho – Pedras de Fogo-PB |
| Autor(es): | Oliveira, Maria Cristina Melo de |
| Primeiro Orientador: | Batista, Maria do Socorro Xavier |
| Resumo: | Pensar em uma Educação do Campo de qualidade para os nossos estudantes é analisarmos um panorama através das práticas pedagógicas em sala de aula, principalmente quando nos referirmos a uma classe de ensino multisseriado. Diante desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar a prática educativa na sala multisseriada em seu processo de aplicação e, funcionamento das concepções teóricas e metodológicas na organização das práticas transmissoras e problematizadora na sala de aula, da Escola Municipal Antônio César de Carvalho, localizada no sítio Aurora, em Pedras de Fogo-PB, baseando-se em uma de campo. Inicialmente realizamos uma entrevista com a professora da classe multisseriada do 4° e 5 ano do Ensino Fundamental. Após a entrevista, iniciamos a observação em sala da prática pedagógica desta profissional. Neste pudemos observar que a professora tem um postura bastante tradicional, e mesmo tendo recursos tecnológicos, apenas se detém ao quadro para desenvolver suas aulas. Os resultados obtidos ao final da proposta indicam que a partir dessa vivência e experiência, nota-se que os professores devem utilizar práticas inovadoras e criativas como forma de ensinar e facilitar a aprendizagem dos alunos, contrariando a prática transmissora/reprodutora tendo como premissa, o aluno como depósito de conteúdo. No entanto, contrariando essa prática, a problematizadora/transformadora desenvolve-se como tentativa de encontrar mecanismos que facilitem a aprendizagem dos alunos. Contudo, tomamos como relevância o atendimento que a escola têm para com seus alunos, respeitando suas particularidades, destacamos também uma melhor oferta que deveria ter por parte da instituição de mecanismos que facilitassem o trabalho da professora e o aprendizado dos alunos e mesmo a professora conhecendo essa modalidade, percebemos que em sua prática, ainda apresenta alguns equívocos metodológicos. Entretanto, é notável a preocupação da docente que procura atender a realidade e deficiência dos alunos presentes em sua sala de aula, não por uma dificuldade cognitiva, mas por uma questão sociopolítica e histórica do homem no campo. |
| Abstract: | Thinking about a Quality Field Education for our students is to analyze a panorama through the pedagogical practices in the classroom, especially when we refer to a multi-seriated teaching class. In view of this assumption, the main objective of this study was to analyze the educational practice in the multi - series room in its application process and the functioning of the theoretical and methodological conceptions in the organization of the transmitting and problematizing practices in the classroom of the Municipal School Antônio César de Carvalho , located in the Aurora site, in Pedras de Fogo-PB, based on a field. Initially, we conducted an interview with the teacher of the fourth and fifth grade of elementary school. After the interview, we began to observe in the classroom the pedagogical practice of this professional. In this we could observe that the teacher has a very traditional posture, and even having technological resources, only stops the table to develop their classes. The results obtained at the end of the proposal indicate that from this experience and experience, it is noted that teachers should use innovative and creative practices as a way of teaching and facilitating student learning, contrary to the practice of transmitting / student as a content depot. However, contrary to this practice, the problematizadora / transformadora is developed as an attempt to find mechanisms that facilitate the students' learning. However, we take as relevance the attendance that the school has towards its students, respecting their particularities, we also highlight a better offer that should have on the part of the institution of mechanisms that facilitate the work of the teacher and the learning of the students and even the teacher knowing this modality, we realize that in its practice, it still presents some methodological misunderstandings. However, it is remarkable the concern of the teacher that seeks to attend to the reality and deficiency of the students present in their classroom, not by a cognitive difficulty, but by a sociopolitical and historical question of the man in the field. |
| Palavras-chave: | Sala multisseriada Prática pedagógica Educação do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13143 |
| Data do documento: | 12-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCMO12112018.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
