Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13144
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de Aprendizagem em escolas do campo
metadata.dc.creator: Ramalho, Paulo Roberto Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Ricardo Costa de
metadata.dc.description.resumo: O processo de ensino e aprendizagem são de fundamental importância na sociedade, pois é por meio desse processo que nos comunicamos, defendemos nossos pontos de vista, construímos visões de mundo, produzimos conhecimentos. Entendendo a relevância da compreensão das dificuldades de aprendizagem na prática educativa, partimos em busca do nosso objetivo de estudo, que foi o de identificar as dificuldades de aprendizagem encontradas em escolas do campo, nossa pesquisa é do tipo bibliográfica, qualitativa em função dos alcances dos objetivos previstos para o estudo. No intuito de analisar na prática como se dá esse processo, buscou-se diferentes teorias que iluminassem as reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem em escolas do campo, seguindo esses pressupostos buscando entender o que impede que o aluno aprenda de forma adequada. Dessa forma entendemos que as causas das dificuldades de aprendizagem devem ser detectadas, deste o início, sendo esse o primeiro passo para compreender as dificuldades das crianças e a partir desse diagnostico realizado pelo professor, promover uma prática educativa de forma lúdica que atenda a necessidade do aluno em escolas rurais do campo e que seja utilizada diariamente na sala de aula fazendo despertar no aluno o gosto pela leitura e consequentemente, melhorar o aprendizado como um todo.
Abstract: The teaching and learning process is of fundamental importance in society, because it is through this process that we communicate, defend our points of view, build visions of the world, produce knowledge. Understanding the relevance of the understanding of learning difficulties in educational practice, we set out in search of our study objective, which was to identify the learning difficulties found in rural schools, our research is of the bibliographic type, qualitative according to the scope of the objectives for the study. In order to analyze in practice how this process occurs, we sought different theories that would illuminate the reflections about learning difficulties in rural schools, following these assumptions seeking to understand what prevents the student from learning adequately. In this way we understand that the causes of learning difficulties must be detected, from the beginning, this being the first step to understand the difficulties of the children and from this diagnosis carried out by the teacher, promote an educational practice in a playful way that meets the need of the pupil in rural rural schools and that is used daily in the classroom by awakening in the student the taste for reading and consequently improve learning as a whole.
Keywords: Educação do campo
Dificuldade de aprendizagem
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13144
Issue Date: 7-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRRR14112018.pdf308,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons