Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13181Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cabral, Germana de Lourdes Amorim | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-04T11:42:33Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-01 | - |
| dc.date.available | 2019-02-04T11:42:33Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13181 | - |
| dc.description.abstract | The present work presents a study about the history of Child Literature from its emergence to the present day and the present situation of the Brazilian reading society. The main objective was to verify the relationship of Child Literature as a pedagogical tool for reading teaching-learning in the initial years of Elementary School. As theoretical contributions: SARAIVA (2001), LEMOS (2009), SILVA (2009), ZILBERMAN (1989), CAGLIARI (1994), among others. Through a documentary analysis and field research with a qualitative approach, an analysis was made of how teachers who work in classes from 1st to 5th year of Elementary School in the municipality of Mari-PB, use Children's Literature in their teaching practice in which reading. In general, this research emphasized the need to mediate the family and the teacher in the construction of the habit and practice of reading the children. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T11:42:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLAC01022019.pdf: 654039 bytes, checksum: 3773fc867a999522b3c9761cbdbd792f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-04T11:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLAC01022019.pdf: 654039 bytes, checksum: 3773fc867a999522b3c9761cbdbd792f (MD5) Previous issue date: 2018-06-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.title | A literatura infantil na construção da prática de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um estudo acerca da história da Literatura Infantil do seu surgimento até os dias atuais e a presente situação da sociedade leitora brasileira. Teve como objetivo principal verificar a relação da Literatura Infantil como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como contribuições teóricas: SARAIVA (2001), LEMOS (2009), SILVA (2009), ZILBERMAN (1989), CAGLIARI (1994), entre outros. Por meio de uma análise documental e pesquisa de campo de abordagem qualitativa, se realizou uma análise de como professores que atuam em turmas de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental no município de Mari-PB, utilizam a Literatura Infantil em sua prática docente no que diz respeito ao ensino de leitura. Em linhas gerais essa pesquisa ressaltou a necessidade mediação da família e do professor na construção do hábito e prática de leitura das crianças. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GLAC01022019.pdf | 638,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
