Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Germana de Lourdes Amorim-
dc.date.accessioned2019-02-04T11:42:33Z-
dc.date.available2019-02-01-
dc.date.available2019-02-04T11:42:33Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13181-
dc.description.abstractThe present work presents a study about the history of Child Literature from its emergence to the present day and the present situation of the Brazilian reading society. The main objective was to verify the relationship of Child Literature as a pedagogical tool for reading teaching-learning in the initial years of Elementary School. As theoretical contributions: SARAIVA (2001), LEMOS (2009), SILVA (2009), ZILBERMAN (1989), CAGLIARI (1994), among others. Through a documentary analysis and field research with a qualitative approach, an analysis was made of how teachers who work in classes from 1st to 5th year of Elementary School in the municipality of Mari-PB, use Children's Literature in their teaching practice in which reading. In general, this research emphasized the need to mediate the family and the teacher in the construction of the habit and practice of reading the children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T11:42:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLAC01022019.pdf: 654039 bytes, checksum: 3773fc867a999522b3c9761cbdbd792f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T11:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLAC01022019.pdf: 654039 bytes, checksum: 3773fc867a999522b3c9761cbdbd792f (MD5) Previous issue date: 2018-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA literatura infantil na construção da prática de leitura nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo acerca da história da Literatura Infantil do seu surgimento até os dias atuais e a presente situação da sociedade leitora brasileira. Teve como objetivo principal verificar a relação da Literatura Infantil como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como contribuições teóricas: SARAIVA (2001), LEMOS (2009), SILVA (2009), ZILBERMAN (1989), CAGLIARI (1994), entre outros. Por meio de uma análise documental e pesquisa de campo de abordagem qualitativa, se realizou uma análise de como professores que atuam em turmas de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental no município de Mari-PB, utilizam a Literatura Infantil em sua prática docente no que diz respeito ao ensino de leitura. Em linhas gerais essa pesquisa ressaltou a necessidade mediação da família e do professor na construção do hábito e prática de leitura das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLAC01022019.pdf638,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons