Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13183
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso das tecnologias digitais em sala de aula: ferramentas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Luna, Iza Vanessa Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho acadêmico tem como temática o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula como importantes ferramentas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem. O mesmo se propõe a ressaltar a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Alagoa Grande/PB. É imprescindível afirmar que as tecnologias digitais são importantes ferramentas pedagógicas que podem ser usadas pelos professores como forma de estimular a aprendizagem, visto que através delas os alunos podem aprender de forma efetiva, prazerosa e significativa. Referenciamo-nos em renomados autores como Ribeiro (2011), Almeida (2000), Sancho (1998), Gadotti (1979) e outros que abordam a importância do uso das tecnologias digitais em sala de aula, pois assim como eles entendemos que é por meio de novas formas de ensinar que conseguimos, com a tecnologia ao nosso favor, uma educação de qualidade exercendo os interesses e necessidades dos alunos. Metodologicamente, optamos por desenvolve a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa descritiva e exploratória, a qual permite que o pesquisador realize uma análise aprofundada dos dados. Utilizamos o questionário como instrumento para a coleta de dados. O estudo teve como campo investigativo o Ensino Fundamental da referida escola. Participaram como sujeitos da pesquisa, cinco professores do Ensino Fundamental que lecionam no turno matutino. De forma mais específica, objetivamos verificar a compreensão desses professores em relação à importância das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem. Diante de todas as informações apresentadas nesse estudo pode-se concluir que o uso das tecnologias digitais nas aulas de alguns dos professores precisa se tornar uma prática mais efetiva e constante. E apontamos a relevância deste trabalho, já que, por meio do mesmo espera-se estimular novos estudos e provocar inquietações sobre a utilização das tecnologias digitais como prática pedagógica e a sua importância no processo de aprendizagem e na formação dos alunos.
Abstract: The present academic work has as its theme the Use of Digital Technologies in the Classroom as important pedagogical tools that help in the teaching-learning process. The same one is proposed to emphasize the pedagogical reality of a school of the municipal education network of the city of Alagoa Grande / PB. It is imperative to state that digital technologies are important pedagogical tools that can be used by teachers as a way of stimulating learning, since through them students can learn in an effective, enjoyable and meaningful way. We refer to renowned authors such as Ribeiro (2011), Almeida (2000), Sancho (1998), Gadotti (1979) and others who discuss the importance of using digital technologies in the classroom, as they means of new ways of teaching that we have achieved, with the technology in our favor, a quality education exercising the interests and needs of the students. Methodologically, we chose to develop the present research from the descriptive and exploratory qualitative approach, which allows the researcher to carry out an in-depth analysis of the data. We used the questionnaire as an instrument for data collection. The study had the Fundamental Education of this school as an investigative field. Participants as subjects of the research were five elementary school teachers who teach in the morning shift. More specifically, we aim to verify the comprehension of these teachers in relation to the importance of digital technologies in the teaching-learning process. In view of all the information presented in this study it can be concluded that the use of digital technologies in the classes of some of the teachers needs to become a more effective and constant practice. And we point out the relevance of this work, since it hopes to stimulate new studies and cause concern about the use of digital technologies as a pedagogical practice and its importance in the learning process and in the training of students.
Keywords: Tecnologias digitais
Ensino - aprendizagem
Métodos de educação
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13183
Issue Date: 28-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVSL01022019.pdf635,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.