Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13184
Tipo: | TCC |
Título: | Sentidos da afetividade na BNCC: análise no ensino fundamental anos iniciais |
Autor(es): | Andrade, Karla Jordânia Bezerra |
Primeiro Orientador: | Santos, Mirinalda Alves Rodrigues dos |
Resumo: | Esta pesquisa fundamenta-se na discussão sobre a questão da afetividade entre docente e discente e sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Assim esse estudo tem como objetivo, analisar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e concepções acerca da importância da afetividade na relação entre professor e aluno. Metodologicamente, fizemos a análise qualitativa que foi utilizada em conjunto com o estudo da coleta de dados bibliográficos, aos quais apresentamos novos estudos acrescidos aos já existentes, refletindo a afetividade partiu-se da teoria de alguns autores como Comenius (2002), Rousseau (1994) e Wallon (1996), como também, analisou-se a contribuição da afetividade na relação e desenvolvimento no ensino e aprendizagem. Fizemos a análise da BNCC, documento importante para o desenvolvimento e a prática da educação atual, o qual pode ajudar ainda mais na evolução da mesma e no desenvolvimento dos alunos. Através de várias análises feitas acerca desse documento sobre as concepções afetividade entre professor e aluno, constatou-se que há uma relativa ausência dessa temática nas discussões. Assim, chegamos à conclusão da relevância do assunto abordado, o qual poderia existir a conjetura de inclusão dentro das fases no documento da BNCC, como forma de apoiar e consolidar o trabalho docente. |
Abstract: | This research is based on the discussion about the issue of affectivity between teacher and student and its importance in the teaching and learning process. Thus, this study aims to analyze the National Curricular Common Base (BNCC) and conceptions about the importance of affectivity in the relationship between teacher and student. Methodologically, we did the qualitative analysis that was used in conjunction with the study of the collection of bibliographical data, to which we present new studies added to those already existing, reflecting the affectivity was based on the theory of some authors such as Comenius (2002), Rousseau (1994 ) and Wallon (1996), as well as the contribution of affectivity in relation and development in teaching and learning. We did the analysis of the BNCC, an important document for the development and practice of current education, which can help even more the evolution of the same and the development of students. Through several analyzes made on this document about the affective conceptions between teacher and student, it was verified that there is a relative absence of this theme in the discussions. Thus, we came to the conclusion of the relevance of the subject addressed, which could include the conjecture of inclusion within the phases in the BNCC document, as a way of supporting and consolidating the teaching work. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental Afetividade Docente Discente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13184 |
Data do documento: | 5-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KJBA01022019.pdf | 757,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.