Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13186
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Lira, Luzia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem um caráter de socializar as informações obtidas nesta pesquisa a respeito dos limites e das possibilidades do uso das tecnologias no ensino fundamental em instituição pública municipal. Mediante esse contexto buscamos saber se os docentes têm utilizado as tecnologias digitais para uma construção efetiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A metodologia abordada se deu mediante pesquisa e aplicação direta de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas com dois docentes de uma Escola de ensino Fundamental I e II, localizado no Distrito do Tabuleiro no município de Bananeiras (PB). Foi realizada pesquisa com educadores do quinto ano do ensino fundamental, tendo em vista que esta modalidade de ensino fora escolhida pelo entendimento de que quanto antes o aluno se encontrar inserido com as novas tecnologias, mais cedo o mesmo se adaptará e poderá ser inserido ao mundo destas tecnologias. Considerando os objetivos e analisando os resultados obtidos compreendemos que o uso das tecnologias se faz presente nas salas de aula dos participantes e que no decorrer da pesquisa os envolvidos deixaram clara a importância da utilização das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem, estimulando as aulas tornando-as mais atrativas e situando o aluno na realidade tecnológica e globalizada em que vive.
Abstract: This study has the character of socializing the information obtained in this research regarding the limits and possibilities of the use of technologies in primary education in municipal public institution. Through this context we seek to know if the teachers have used the digital technologies for an effective construction in the process of teaching students' learning. The research methodology was based on the direct application of a questionnaire containing objective and subjective questions with two teachers from a Primary School I and II, located in the District of Tabuleiro in the municipality of Bananeiras (PB). Research was carried out with educators of the fifth year of primary education, considering that this modality of teaching was chosen by the understanding that the sooner the student is inserted with the new technologies, the sooner the same will adapt and can be inserted into the world technologies. Considering the objectives and analyzing the results obtained, we understand that the use of the technologies is present in the classrooms of the participants and that in the course of the research the participants made clear the importance of the use of the technologies for the teaching and learning process, stimulating the classes making them more attractive and situating the student in the technological and globalized reality in which he lives.
Keywords: Tecnologias digitais
Ensino - aprendizagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13186
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSL01022019.pdf770,59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons