Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Roberto Fernando de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-02-04T14:20:33Z-
dc.date.available2019-02-01-
dc.date.available2019-02-04T14:20:33Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13190-
dc.description.abstractNowadays, the training of professionals and especially of teachers who work in children's education has been a relevant topic in the Brazilian educational system, due to the demand for the creation of new educational units. In the most diverse areas of knowledge to be explored, the words inclusion, diversity and quality are always the focus of some discussion pertaining to the most varied subjects. We have already seen several research papers with the theme related to these words, in individual ways and forms, the intrinsic weight of these words is really important for Pedagogy in all its aspects. The present research treats these words as a unit of the inclusion-diversity- quality trilogy, united by common theme, which gives rise to the title of this Course Completion Work and also to its performance in Pedagogy, and, more precisely, in the formation of the professionals of the Early Childhood Education, commenting and talking about the reality in the practice of these professionals. This monograph aims to understand and reflect on the processes of initial and continued training of professionals and teachers who work in Early Childhood Education, in the institution Creche/CREI, Pre-School and Elementary Education of the first years, in the municipality of João Pessoa - PB. Through the analysis of the research documentation, it was characterized and described with a dialogic argumentation about the competence, qualification and identity of such professionals and educators of Early Childhood Education. This research is important to demonstrate the relationship between theories and practices when training professionals and especially teachers, focusing on the unity of the inclusion-diversity-quality trilogy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T14:20:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RFOC01022019.pdf: 313415 bytes, checksum: d3efb11b5697fcef0183c50c61cf11a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T14:20:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RFOC01022019.pdf: 313415 bytes, checksum: d3efb11b5697fcef0183c50c61cf11a1 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação do educadorpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA formação educacional dos profissionais que atuam na educação infantil: com foco na unidade da trilogia inclusão-diversidade-qualidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Tânia Maria Cesar-
dc.description.resumoAtualmente, a formação de profissionais e em especial dos docentes que atuam na educação infantil, tem sido um tema de relevância no sistema educacional brasileiro, em função da demanda da criação de novas unidades educativas. Nas mais diversas áreas de conhecimento a serem exploradas, as palavras inclusão, diversidade e qualidade, sempre são o centro de alguma discussão pertinente aos mais variados assuntos. Já vimos vários trabalhos de pesquisa com o tema relacionado a essas palavras, de maneiras e formas individuais, o peso intrínseco destas palavras é realmente importante para a Pedagogia em todos seus aspectos. A presente pesquisa trata dessas palavras como uma unidade da trilogia inclusão-diversidade-qualidade, unidas entre si por temática comum, que origina o título deste Trabalho de Conclusão de Curso e também quanto à sua atuação na Pedagogia, e, mais precisamente, na formação dos profissionais da Educação Infantil, comentando e dialogando sobre a realidade na prática destes profissionais. Esta monografia tem como objetivo compreender e refletir sobre os processos de formação inicial e continuada dos profissionais e professores que atuam na Educação Infantil, na instituição Creche/CREI, Pré-Escola e Ensino Fundamental dos primeiros anos, no município de João Pessoa - PB. Por meio de análise da documentação da pesquisa, caracterizou- se e descreveu-se com uma argumentação dialógica sobre a competência, qualificação e identidade de tais profissionais e educadores da Educação Infantil. Esta pesquisa é importante para se demostrar a relação entre as teorias e práticas, quando a formação dos profissionais e em especial os docentes, com foco na unidade da trilogia inclusão-diversidade-qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFOC01022019.pdf306,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons