Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13192
metadata.dc.type: TCC
Title: A relevância da avaliação escolar no 5° ano do ensino fundamental: contribuição para o processo de construção de conhecimento do aluno
metadata.dc.creator: Santos, Simone Teixeira dos.
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como a avaliação escolar pode ser utilizada como processo de construção de conhecimento do aluno. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a aplicação de questionários, entregues a professores do 5° ano do ensino fundamental, contendo questões sobre concepções de avaliação, métodos e instrumentos de verificação de aprendizagem. São abordados conceitos de avaliação, diferenças entre avaliar e examinar e destacados os métodos e instrumentos avaliativos utilizados pelos professores. A metodologia aplicada foi à pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, onde foi embasada nos pensamentos de autores como: HOFFMANN, (1993, 1996, 2001, 2012, 2013, 2014); GARCIA, (2000); LUCKESI (1992, 1994, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2005, 2011) e, PERRENOUD, (1993, 1999), entre outros autores que abordam sobre a temática analisada neste trabalho. Essa pesquisa nos revelou que na concepção dos professores, o significado da avaliação escolar segue uma visão tradicionalista, voltada para a classificação. E que os professores buscam favorecer o desenvolvimento do aluno e fazer da avaliação um processo de construção do conhecimento do aluno, no entanto, os métodos utilizados ainda estão voltados a classificar, medir e julgar o aluno e não a qualificá-lo. Os instrumentos utilizados pelos professores em sala de aula não são suficientes, e capazes de avaliar a aprendizagem do aluno, isto é, se este aprendeu ou não o que foi proposto. Esta pesquisa menciona que as diferentes metodologias utilizadas na avaliação da aprendizagem podem ser um diferencial na construção do conhecimento do aluno. E que a avaliação escolar deve trabalhar a individualidade dos alunos através de instrumentos variados, o que pode contribuir de forma significativa para a construção do conhecimento do aluno. Este estudo com a temática avaliação se faz relevante para orientação e planejamento do ensino com a finalidade de buscar e conhecer os subsídios que fundamentem o percurso a ser desenvolvido pelo educador no processo de avaliação dos educandos.
Abstract: The present study aims to analyze how school evaluation can be used as a process of building student knowledge. In order to reach the proposed objective, questionnaires were administered to teachers in the 5th year of elementary school, with questions about evaluation conceptions, methods and tools for verifying learning. Concepts of evaluation, differences between assessing and examining and highlighting the evaluation methods and instruments used by teachers are discussed. The applied methodology was to the field research of the descriptive type, with qualitative approach, where it was based on the thoughts of authors like: HOFFMANN, (1993, 1996, 2001, 2012, 2013, 2014); GARCIA, (2000); LUCKESI (1992, 1994, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2005, 2011) and, PERRENOUD, (1993, 1999), among other authors that deal with the thematic analyzed in this work. This research revealed to us that in teacher conception, the meaning of school evaluation follows a traditionalist view, geared towards classification. And that teachers seek to favor student development and make evaluation a process of building student knowledge, however, the methods used are still aimed at classifying, measuring and judging the student and not to qualify him. The instruments used by teachers in the classroom are not enough, and capable of evaluating the student's learning, that is, whether or not the student has learned what was proposed. This research mentions that the different methodologies used in the assessment of learning can be a differential in the construction of student knowledge. And that the school evaluation should work the individuality of the students through various instruments, which can contribute significantly to the construction of student knowledge. This study with the thematic evaluation is relevant for orientation and planning of teaching in order to seek and know the subsidies that base the course to be developed by the educator in the evaluation process of students.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Construção do conhecimento
Ensino - aprendizagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13192
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STS25072018.pdf940,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons