Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Stellio Silva-
dc.date.accessioned2019-02-04T14:56:34Z-
dc.date.available2018-08-14-
dc.date.available2019-02-04T14:56:34Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13193-
dc.description.abstractThis study aims to present the reformist framework of the policies implemented in the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC), between 1994 - 2002. Thus, we have related the demands that began to demarcate the course of the brazilian public educaction as a neoliberal model implemented once the Brazilian Social Democracy Party came to power. The general objective of this research is to identify the implementation of neoliberal policies around the brazilian education, since the FHC era. The specific objectives are to comprehend how the measures implemented in both periods of his management determined the course of national education, from 1990 on, and evaluate how the education faced the political conceptions of the neoliberal market logic. Starting from the analyses of documents and reference works, we have analysed the discursive framework of public policies for education in the 1990s that have been relativized in what Frigotto and Ciavatta (2003, p. 93) have classified as "the active submission consented to the logic of market", we have also infered about the course that the brazilian education took since the FHC era. There is, in this work, a critical approach that dialogues with the studies of theoretical references in such area, mainly Gaudência Friggotto, Maria Ciavatta, Antônio Hermida and Dermeval Savianni, researchers who not only leaned upon this historical cut, but were active characters in the trial of contructing a Guidelines and Bases Law for National Education (in portuguese, LDBEN) built by "organizations united in the National Forum on Defense of Public School (idem, p.109). Dialoguing with the conclusions of those researchers, along with the complementary references and our own conclusions, we have proposed to contribute to a debate that shows the evidences of the paths traveled by the brazilian education at the end of a boiling century. We also qustion how much was our country prepared to get in the information era, from an inverse position to the critical knowlege assumptions and proned to the elaboration of ideas, instead of the behaviorist subordination that foisted us the neoliberal principles that were in force in the second half of the 1990s.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T14:56:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSM14082018.pdf: 762782 bytes, checksum: a3a1913cacad474be8957a6f72b8835c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T14:56:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSM14082018.pdf: 762782 bytes, checksum: a3a1913cacad474be8957a6f72b8835c (MD5) Previous issue date: 2018-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleEducação e políticas neoliberais na era FHC: uma análise do contexto brasileiro entre os anos de 1994 – 2002pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Iranete de Araújo-
dc.description.resumoO estudo em questão trata de apresentar o marco reformista das políticas implantadas no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), no período de 1994 a 2002. Neste aspecto, relacionamos as demandas que passaram a demarcar os rumos da educação pública brasileira com o modelo neoliberalista implantado a partir da chegada ao poder do Partido da Social Democracia Brasileira. Como objetivo geral, buscamos identificar a implantação das políticas neoliberais em torno da educação brasileira, a partir da era de FHC. De modo específico, buscamos compreender como as medidas implantadas em suas duas gestões determinaram os rumos da educação nacional, a partir da década de 1990, e avaliar como a educação se apresentou frente às concepções políticas da lógica do mercado Neoliberal. Partindo de uma análise de documentos e obras de referência, analisamos os marcos discursivos das políticas públicas em educação nos anos de 1990, que foram relativizadas naquilo que Frigotto e Ciavatta (2003, p. 93) classificaram como “submissão ativa e consentida à lógica de mercado”, ao tempo em que nos propusemos a inferir os rumos que tomou a educação brasileira a partir do que ficou conhecida como Era FHC. Há, no presente trabalho, uma abordagem crítica que dialoga com os estudos de referências teóricas nessa área, sobretudo de Gaudêncio Friggotto, Maria Ciavatta, Antônio Hermida e Dermeval Savianni, estudiosos que não apenas se debruçaram sobre esse recorte histórico, mas foram personagens ativos na tentativa de construção de uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) construída por “organizações congregadas no Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública” (idem, p. 109). Dialogando com as conclusões a que chegaram cada um dos pesquisadores citados, junto a referências complementares e as nossas próprias conclusões, nos propusemos a contribuir com um debate que apenas evidencia os caminhos percorridos pela educação brasileira no findar de um século em ebulição. Também questionamos o quanto nosso país estava preparado para adentrar na era da informação, a partir de uma posição inversa aos pressupostos do conhecimento crítico e propenso à elaboração de ideias, ao invés da subordinação behaviorista que nos impingiram os princípios neoliberais que vigeram a partir da segunda metade dos anos 1990.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSM14082018.pdf744,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons