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metadata.dc.type: TCC
Title: A organização do espaço na educação infantil: um olhar sobre duas escolas do município de cuité de Mamanguape - PB
metadata.dc.creator: Silva, Valéria Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Matias, Eliete Fernandes
metadata.dc.description.resumo: A organização do espaço escolar reflete sobremaneira as concepções curriculares das instituições de ensino, sendo determinante também no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Na Educação Infantil, período da vida escolar no qual as necessidades educacionais são ainda mais expressivas, a organização do espaço/tempo torna-se uma necessidade muito mais complexa e desafiadora. Essa complexidade não está vinculada apenas ao caráter didático e pedagógico desenvolvido pelas instituições de ensino. Ela transita também por traços históricos profundos e fundamentais, como as próprias concepções histórico-culturais e sociais sobre criança, infância e direito. Portanto, é na urgência em se investigar como as escolas vêm organizando seus espaços, que surge o interesse por esta pesquisa, cujo objetivo geral foi investigar como os professores de duas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Cuité de Mamanguape, Paraíba, organizam os seus espaços pedagógicos na Educação Infantil. Tal objetivo surge a partir da seguinte questão: como a organização dos espaços pedagógicos na Educação Infantil vem sendo concebidos pelos professores? Os aspectos metodológicos do estudo compreenderam uma pesquisa de campo, realizada mediante aplicação de questionários semiestruturados com perguntas subjetivas que contribuíram de forma significativa para coleta dos dados, na intenção de alcança os objetivos indicados. Os sujeitos da pesquisa foram 6 professores (as) que integram o quadro de servidores de duas Escolas Municipais da cidade de Cuité de Mamanguape. Os resultados alcançados na pesquisa apontaram que mesmo havendo uma clara vontade dos (as) professores (as) em desenvolverem um trabalho coeso e comprometido com os aspectos vinculados ao desenvolvimento das crianças, ainda são inúmeros os desafios a serem superados no que diz respeito a organização dos espaços na Educação Infantil. Neste sentido, identificou-se que apesar de estarem inseridas nos planejamentos pedagógicos, algumas questões importantes, como a ativa participação das crianças na construção dos seus espaços e o modo como estes espaços são concebidos pelos (as) professores (as), ainda são questões pouco exploradas e, portanto, passíveis de novos olhares sobre o tema.
Abstract: The organization of the school space greatly reflects the curricular conceptions of educational institutions, being also determinant in the process of teaching and learning of children. In Early Childhood Education, a period of school life in which the educational needs of young children are more expressive, the organization of space / time becomes a much more complex and challenging need. This complexity is not only linked to the didactic and character of educational institutions, but it also has profound historical traits such as the historical-cultural and social conceptions of infancy. Therefore, in the emergency to investigate how schools have organized their spaces, interest arises from this research, whose general objective was to investigate how the teachers of two Schools of the Public Education Network of the city of Cuité de Mamanguape, Paraíba, organize their spaces in Early Childhood Education. This objective arises from the following question: how is the organization of the pedagogical space in Early Childhood Education? The methodological aspects of the study comprised a field research, carried out through the application of questionnaires with subjective questions that contributed in a significant way to the reaching the indicated objectives. The subjects of the research were 6 teachers of 2 public schools. The results achieved in the research pointed out that even though there is a clear willingness of the teachers to develop a cohesive and committed work with the aspects related to the development of the children, there are still many challenges to be overcome with regard to the organization of spaces in Early Childhood Education. In this sense, it was identified that although they are inserted in the pedagogical plans, some important questions, such as the active participation of the children in the construction of their spaces and the way these spaces are conceived by the teachers, are still little explored therefore with there are possibilities of new looks on the topic.
Keywords: Educação infantil
Espaço escolar
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13195
Issue Date: 14-Jun-2018
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