Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13227
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Teatralidade em cordel : experiência artística e educacional a partir da obra do cordelista Baraúna
metadata.dc.creator: Alcântara, Leide Rosane Silva Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cananéa, Fernando Antonio Abath Luna Cardoso
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, Teatralidade em cordel: experiência artística e educacional a partir da obra do cordelista Baraúna investigou o teatro como ato pedagógico, sendo direcionado pela introdução da literatura de cordel no contexto escolar. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um processo criativo cênico com os estudantes da segunda fase do ensino fundamental, da escola pública Neusa Pereira da Silva, a partir da literatura de cordel do cordelista Baraúna. Nesse contexto, caminhamos com a fomentação da arte local, valorizando a cultura popular e a inserindo por meio do ensino de teatro na escola, como proposta do teatro pedagógico, estimulando que os estudantes desenvolvessem o potencial individual que cada um possui e permitindo que o processo fosse enriquecido por meio da contribuição direta de cada indivíduo envolvido na vivência em sala de aula. Como base foi utilizada a tríade teatro, estudantes e realidade local. Teoricamente trilhamos os estudos direcionados pelos temas: teatro na educação, jogos teatrais, cordel – contexto e história, elementos importantes para uma encenação. Metodologicamente essa foi uma pesquisa participante, dirigida por uma abordagem qualitativa, onde para análise de resultados foram utilizadas técnicas como: oficinas de teatro, jogos teatrais, rodas de conversas, leituras de cordéis, tudo isso culminando na apresentação de um trabalho teatral, como resultado final de todo o processo desenvolvido ao longo de um ano de trabalho teorico-prático. As conclusões possibilitam afirmar que mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas para se efetivar o ensino de teatro na escola, defendemos o ensino das artes cênicas, como uma habilitação necessária pela sua importância e relevância como proposta pedagógica, possibilitando ao estudante, a reflexão crítica e do pensar com o corpo, com a voz e com as inúmeras possibilidades de ler a realidade do mundo por meio do teatro, enriquecendo assim o processo ensino aprendizagem atual e para a formação das novas gerações.
Abstract: The present work, Teatralidade in cordel: artistic and educational experience based on Baraúna 's work investigated the theater as a pedagogical act, being guided by the introduction of cordel literature in the school context. The objective of this research was to develop a scenic creative process with the students of the second phase of elementary school, from the public school Neusa Pereira da Silva, from the cordelista literature of Baraúna. In this context, we walk with the fomentation of local art, valuing popular culture and inserting through the teaching of theater in the school, as a proposal of pedagogical theater, stimulating students to develop the individual potential that each one has and allowing the process was enriched through the direct contribution of each individual involved in the classroom experience. As a basis was used the theater triad, students and local reality. Theoretically, we study the themes of theater in education, theatrical games, string - context and history, important elements for a staging. Methodologically, this was a participatory research, directed by a qualitative approach, where for analysis of results were used techniques such as: theater workshops, theater games, conversation wheels, string readings, all culminating in the presentation of a theatrical work as a result end of the whole process developed over a year of theoretical-practical work. The conclusions make it possible to affirm that, despite the numerous difficulties encountered in teaching theater in school, we defend the teaching of the performing arts, as a necessary qualification for its importance and relevance as a pedagogical proposal, enabling the student to reflect critically and to think with the body, with the voice and with the innumerable possibilities of reading the reality of the world through the theater, thus enriching the current teaching-learning process and the formation of the new generations.
Keywords: Teatro
Cordel
Escola
Cultura popular
Theater
School
Popular culture
Teatro - literatura popular
Artes cênicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Cênicas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13227
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total4,52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons